A ginasta Rebeca Andrade, de 25 anos, conquistou a medalha de prata na final do salto da Ginástica Artística, neste sábado, 3, nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A atleta brasileira ganhou a sua quinta medalha das Olimpíadas.
Rebeca marcou 14.966 pontos. A norte-americana Simone Biles foi a vencedora da medalha de ouro da modalidade, com 15.300 pontos. O bronze ficou com a também norte-americana Jade Carey, com 14.466 pontos.
Confira abaixo o placar geral:
- Simone Biles: 15.300
- Rebeca Andrade: 14.966
- Jade Carey: 14.466
- An Chang-ok: 14.216
- Valentina Georgieva: 13.983
- Ellie Black: 13.933
- Yeo Seo-jeong: 13.416
- Shallon Olsen: 13.366
Na final deste sábado, Rebeca foi a sexta a se apresentar na lista de oito finalistas. Cada ginasta teve que dar dois saltos diferentes e a nota final foi a média das apresentações.
A ginasta brasileira disputou a medalha vestida em seu collant especial para o momento, branco ornado com cristais azuis. No primeiro salto, ótima execução do Cheng, seguida por saída precisa, deu à brasileira nota 15.100.
Existia a expectativa de que ela executasse o Yurchenko com tripla pirueta, acrobacia que nunca foi executada em uma competição oficial. Porém, a equipe decidiu que Rebeca deveria realizar outro tipo de salto.
Na segunda apresentação, a brasileira deu duas piruetas e meia para sair com firmeza da mesa, acertando o Amanar, salto de alta dificuldade no qual tem mais segurança, e recebeu 14.833 para ficar com a nota final de 14.966.
Brasil tem nove medalhas
Com a conquista, o Brasil passa a ter nove medalhas, sendo uma de ouro, quatro de prata e quatro de bronze na Olimpíada de Paris 2024.
Ao colocar mais essa medalha no pescoço, a ginasta brasileira chega ao quinto pódio e iguala os velejadores brasileiros Robert Scheidt e Torben Grael como os maiores medalhistas do Brasil na história dos Jogos Olímpicos.
Rebeca também deve participar das finais de trave e do solo, ambas marcadas para a próxima segunda-feira, 5. Caso a ginasta conquiste mais medalhas, pode se isolar em primeiro lugar na lista de maiores medalhistas brasileiros.
Em Paris, o canoísta brasileiro Isaquias Queiroz, dono de quatro medalhas, é o único que pode ultrapassá-la ou alcançá-la, já que compete em duas provas. Ele foi alcançado por Rebeca como maior medalhista do Brasil em uma única edição dos Jogos Olímpicos, com três pódios.
Quem é Rebeca Andrade
Rebeca Andrade nasceu em Guarulhos (SP) em 1999. Sua carreira ganhou notoriedade nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, quando se tornou a primeira ginasta brasileira a conquistar uma medalha olímpica.
Em 2021, ela não conquistou apenas a primeira medalha feminina na modalidade, mas ganhou prata no individual geral e ouro no salto. Durante sua carreira, a ginasta enfrentou diversas lesões, o que inclui cirurgias no joelho que poderiam ter encerrado sua trajetória esportiva. Com o apoio de sua família, treinadores e equipe médica, ela conseguiu retornar às competições em grande forma.