Um fenômeno chamado de “maré vermelha”, que está causando intoxicação em banhistas no litoral Sul de Pernambuco, chegou à praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) monitora o local desde a terça-feira 20, quando surgiram as primeiras manchas, e orienta que a população evite o banho de mar onde a água estiver com o cheiro e as cores diferentes.
+ Leia mais sobre Brasil em Oeste
Conforme noticiou o portal G1, até este mês, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), registrou 338 casos suspeitos de intoxicação em virtude da “maré vermelha”. As ocorrências se concentraram principalmente na praia de Tamandaré.
Contudo, três pessoas foram hospitalizadas depois de tomar banho em Maracaípe, em Ipojuca, localizado no Grande Recife. Segundo o Insultito Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o fenômeno é causado pelo crescimento excessivo de microalgas planctônicas que liberam toxinas, principalmente devido ao aumento de temperatura das águas do oceano nesta época do ano.
+ Mais de 30% dos brasileiros não têm acesso à rede de esgoto
Conforme a CPRH, com relação a “maré vermelha”, o órgão foi informado sobre o aparecimento de manchas no mar e enviou uma equipe de técnicos ao local para coletar amostras da água.
“Os resultados confirmaram que a mancha é uma floração de dinoflagelados, um grupo diversificado e com espécies potencialmente produtoras de toxinas”, informou a agência.
+ PF prende 3 suspeitos de colaborarem com fuga em Mossoró
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que não recebeu avisos de saúde de casos envolvendo a “maré vermelha” na praia de Boa Viagem. Além disso, que está em “contato com a CPRH para o acompanhamento do fenômeno”.
Sintomas de contato com a ‘maré vermelha’
Em casos de contato direto ou indireto com a água contaminada pela “maré vermelha”, os principais sintomas de intoxicação são:
- Dor de cabeça;
- Mal-estar;
- Dor no corpo;
- Náusea;
- Dor abdominal;
- Vômitos;
- Irritação nos olhos;
- Irritação na garganta;
- Irritação nasal;
- Irritação de pele.
Ninguém pode, com os Arraes!
Finalmente, aparece alguma coisa, em Recife.
Parabéns!