Na última quarta-feira, 22, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirmou que, até o momento, parte da região Sul tem sofrido com chuvas acima da média para o mês de novembro.
O Inmet disse que o mês “está marcado por chuvas e temporais constantes.” “Por vezes com granizo e rajadas de vento, que têm causado diversos transtornos, como enchentes, estragos em edificações e óbitos nos estados da região Sul, em especial, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.”
O órgão também afirma que o fenômeno El Niño está atuando na região central do Oceano Pacífico com forte intensidade, atingindo seu maior valor semanal de anomalia da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) com 1,9ºC acima da média do período entre 1999 e 2020. Esse valor é o maior desde setembro de 2015.
Região Sul: Paraná também registra chuvas torrenciais e rajadas de vento
O Inmet ressalta que as chuvas se intensificaram entre os dias 14 e 18, com diversos transtornos devido aos temporais. Alagamentos e enchentes mais amplas ocorreram entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
“Por fim, com o avanço de uma frente e o contraste térmico acentuado entre o Paraná e o centro do Brasil, chuvas torrenciais e rajadas de vento forte também foram observadas neste estado no fim de semana (18 e 19)”, relembra o órgão.
+ Leia mais sobre o Brasil em Oeste
O Sul do Brasil deve continuar sofrendo com chuvas acima da média no Paraná e em Santa Catarina no mês de dezembro, onde são previstos volumes de 180 mm pelo Inmet.
O centro-sul do Rio Grande do Sul terá volumes menores de chuva, que devem ser próximas ou ligeiramente abaixo da média. “Ressalta-se que a ocorrência de dias consecutivos com chuva sobre o oeste da região Sul poderá amenizar as temperaturas, chegando a valores inferiores a 24°C”, prevê o Inmet.