publicidade
Brasil

Número de registros de posse de armas cai 75% no governo Lula

Petista limitou acesso a armas de fogo e munições

A Taurus conta reputação sólida no segmento de armas leves | Fonte: Divulgação
Neste ano, até novembro, 23,5 mil armas foram registradas no país | Fonte: Divulgação

Até novembro deste ano, 23,5 mil armas foram registradas no Brasil, número 74,4% inferior a 2022, quando 91,7 mil armas foram registradas. A redução é um reflexo da política desarmamentista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, no primeiro dia de mandato, revogou decretos do antecessor com o objetivo de restringir o acesso a armas.

+ Leia as últimas notícias de Brasil no site da Revista Oeste.

Receba nossas atualizações

O número é o menor em dez anos, segundo dados do Sistema Nacional de Armas (Sinarm) da Polícia Federal, responsável pelo controle de armas de fogo, divulgados pela Folha de S.Paulo.

Agora, os civis só podem registrar armas de fogo para defesa pessoal com comprovação de “efetiva necessidade”. Empresas também podem ter armas, e o número depende do tamanho da operação. Além disso, o governo petista também restringiu calibres antes liberados e limitou a quantidade de munição.

Lula, durante a assinatura do novo decreto de armas | Foto: Jamile Ferraris/MJSP

No período de Jair Bolsonaro, houve o maior volume de armas registradas: 57,7 mil em 2019; 94,8 em 2020; 113 mil em 2021; e 91,7 mil em 2022.

+ Decretos de Lula diminuem armas em circulação e dificultam acesso

Hoje, segundo a Polícia Federal, existem 887 mil armas ativas no Brasil, que correspondem a registros da corporação relativos aos últimos dez anos. Desse total, mais da metade (564 mil) foi registrada durante o governo Bolsonaro. O número não inclui os colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs).

STF já tinha determinado suspensão de decretos de armas de Bolsonaro

Edson Fachin
Edson Fachin suspendeu parcialmente decretos de Bolsonaro por ‘aumento do risco da violência política’ | Foto: Carlos Moura/SCO/STF

No último ano de Bolsonaro, especialmente a partir de setembro, o número de registro de armas de fogo começou a diminuir. Em julho de 2022, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin suspendeu decretos do ex-presidente que flexibilizaram a posse e o porte de arma de fogo e a quantidade de munições que poderia ser adquirida.

+ STF vai comprar carabinas, escudos e equipamentos de proteção

A justificativa do ministro foi um alegado “aumento do risco de violência política” com a campanha eleitoral. A liminar foi ratificada por oito ministros. Nunes Marques e André Mendonça votaram contra a decisão de Fachin.

Nos quatro anos de Bolsonaro, o número de mortes violentas diminuiu. Em 2022, o número de assassinatos (47.508) foi o menor em 11 anos. O pico de mortes violentas na última década (64.078) foi em 2017.

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    A quadrilha do PT só quer seus comparsas com armas, os bandidos.

  2. ROSANA DAS GRAÇAS NOGUEIRA
    ROSANA DAS GRAÇAS NOGUEIRA

    Deixemos claro que o criminoso que ocupa ilegitimamente o posto de presidente desta infeliz nação dificultou acesso a armas a cidadãos de bem, pagadores de impostos, pois o crime organizado está mais armado do que nunca! Para eles, o passe é livre!

  3. Eraldo Fonseca
    Eraldo Fonseca

    Este é o projeto de governo do Viajanjo da Silva, revogar todos os atos do melhor presidente civil que o Brasil já teve.

    1. Luís Roberto Audrá
      Luís Roberto Audrá

      Só os bandidos, as pobres vítimas da sociedade, coitadinhos, podem ter as armas que quiserem, inclusive armas exclusivas de uso militar. E a polícia não pode mais subir o morro, onde já se viu incomodar os amigos de Dino! E nós vamos de vento em popa, ou melhor, de arma na nuca pra entregar carris e celulares pra não morrer como moscas.

  4. Bruno Thiago Souza de Lima
    Bruno Thiago Souza de Lima

    E o seu projeto de dominação de uma nação está cada vez mais perto. A última vai ser acabar de vez com qualquer, pensamento, sonho ou idéia de Bolsonaro na cabeça das pessoas.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade