O serviço de estabilização e reparo da cratera que abriu na Marginal Tietê, em São Paulo, foi concluído na noite de quarta-feira 2.
Com isso, a Secretaria de Transportes Metropolitanos informou na manhã desta quinta-feira, 3, a liberação da pista central da marginal a partir das 17h.
“Foi realizada uma análise no local, que demonstrou que foi bem-sucedido o trabalho de concretagem da abertura causada pelo acidente ao lado do Poço de Ventilação da Linha-6 Laranja de metrô e do rompimento da tubulação de esgoto ao lado das obras”, informou por meio de nota.
De acordo com os técnicos, não será necessária a instalação de estacas para contenção da pista local da Marginal Tietê.
Além disso, serão instalados tapumes no local do acidente para preservar e proteger a população, permitindo a limpeza do espaço e evitar que a curiosidade de motoristas pelo trabalho das equipes cause lentidão no fluxo de veículos.
Reparo
O buraco foi preenchido com 4 mil metros cúbicos de concreto, o equivalente a 650 caminhões betoneira.
Foram despejados 12 mil metros cúbicos de pedras no poço, que corresponde a 1,2 mil caminhões basculantes — a quantidade de concreto utilizada poderia erguer seis prédios de 16 andares.
A cratera e o túnel de ventilação foram concretados para dar mais sustentação e evitar novos deslizamentos na pista da Marginal Tietê, além de apoiar a tubulação de esgoto rompida para poder efetuar os reparos.
O esgoto de nove bairros que passava pela tubulação rompida foi transferido para outra rede coletora paralela.
A Secretaria de Transportes Metropolitanos e a Sabesp acompanham o andamento dos trabalhos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas para apurar os fatos e possíveis causas do acidente.
Essa concretagem ou reforço DEVERIA TER SIDO EXECUTADA ANTES! 20 metros em cada ponta do POÇO do tatuzão. A vibração dessa máquina desestabiliza o solo em grande área…ainda mais com AREIA… os engenheiros da acciona…com certeza nunca brincaram na areia da praia. Liquefação do solo é REAL GENTE….pelo amor de deus
Qualquer engenheiro honesto e competente sabe disso.
Isso se chama reforço/mitigar as interferências no percurso de qq obra de tuneis.
Fazem concretagem ou instalam “estirantes” nas rochas “podres/fracas”.
Como o ITI7 passa na marginal e para fazer esse reforço, necessitaria algum transtornos no trânsito…provavelmente resolveram contar com a sorte né não?!
O Buraco do Doria foi reparado. A Joice já estava preocupada com o buraco aberto.
Num longínquo futuro, o paulistano que passar por ali indagará para seus botões: Por que fizeram essa curva aqui que mais parece um desvio? Alguém próximo como a lhe adivinhar seus pensamentos dirá: Aqui jaz um tatuzão novinho em folha que foi sepultado por vários metros cúbicos de concreto e não me pergunte mais nada, porque eu também não sei. Nem quem foi o irresponsável por isso daí.