O governador Cláudio Castro anunciou que o Rio de Janeiro vai sediar a próxima cúpula do G20. O anúncio foi feito em suas redes sociais na segunda-feira 8. No evento, as maiores potências econômicas se reúnem para debates financeiros globais. Além disso, dez outros países serão convidados para o encontro, que será realizado em novembro de 2024.
Cláudio Castro afirma que a reunião da cúpula será um marco para a história do Estado fluminense. “Tudo isso está sendo possível, graças aos esforços e ao empenho que estamos tendo em promover o Rio de Janeiro para o mundo.”
O Brasil assume a presidência do G20 no fim do ano, conforme lembrou o político. Atualmente, a presidência rotativa do grupo é exercida pela Índia.
O encontro da cúpula G20
Criado em 1999, o G20 é o principal fórum de debate econômico e financeiro internacional. A presidência do grupo é rotativa, com o país selecionado sendo responsável por reunir a agenda e consultar outros membros ao decorrer de todo um ano.
O bloco é formado por 19 países e a União Europeia. Os membros representam mais de 75% do comércio global e cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) global.
Os 20 integrantes do G20 são:
- Austrália;
- Brasil;
- Arábia Saudita;
- Itália;
- Japão;
- África do Sul;
- Turquia;
- Reino Unido;
- Argentina;
- Canadá;
- China;
- Alemanha;
- Índia;
- Indonésia;
- Coreia do Sul;
- México;
- Rússia;
- França;
- Estados Unidos; e
- União Europeia.
Temos até Novembro de 2024 para limpar a Cidade do Rio de Janeiro.
Hoje estive em 3 Bairros (Gávea, Ipanema e Botafogo) a sensação foi a mesma de estar em Nova Delhi na década de 50. A miséria impera, os pedintes pululam e são agressivos e a grande maioria dorme na rua, ao relento.
Quilômetros de muros, bens público e lojas pichadas. Até o Bronx é mais limpo…
Melhor os vôos virem pelo aeroporto Santos Dumont… Aqui no Rio, está tenso.
Com certeza a ‘reunião’ será no CPX, com a segurança reforçada pelos ‘manos’ do CV e PCC. Tudo com a indicação do Dilmo e seu ‘vingador’ comunista, é claro.