A semana começa com alerta de tempestade no Rio Grande do Sul, informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme a previsão do tempo, a situação vai permanecer ativa até as 12h desta terça-feira, 24.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com o Inmet, o alerta de tempestade vai afetar a faixa que engloba a área central do Estado gaúcho, indo do oeste, na fronteira do Brasil com a Argentina, até o litoral. A capital, Porto Alegre, está dentro da área de atuação do aviso, assim como São Borja.
Ainda segundo a previsão do tempo, o alerta ficará ativo a partir das 12h desta segunda-feira, 12. Ele aparece na cor amarela, o que representa “perigo potencial” na classificação do instituto meteorológico.
Ainda conforme o Inmet, no decorrer das próximas 24 horas, vai chover até 50 mm nessa parte do Rio Grande do Sul. Além disso, há risco de queda de granizo e de ventos intensos, de até 60 km/h.
Leia mais
Com esse cenário, a equipe do instituto informa que problemas podem ocorrer tanto na parte de infraestrutura quanto de atividades agropecuárias. “Baixo risco de corte de energia elétrica”, informa o Inmet. “[Possibilidade] de estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.”
Instruções do Inmet diante do alerta de tempestade no Rio Grande do Sul
Para a área em que o alerta de tempestade ficará ativo no Rio Grande do Sul, o Inmet divulga três orientações:
- não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
- não estacionar veículos próximos a torres de transmissão nem de placas de propaganda; e
- evitar de usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Além disso, o Inmet avisa que a população pode acionar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, por meio dos números telefônicos 199 e 193, respectivamente.
Leia também: “120 dias de tragédia”, reportagem de Tauany Cattan publicada na Edição 235 da Revista Oeste