Entre o último domingo 24 até o dia 7 de janeiro, na região metropolitana do Rio de Janeiro serão instalados monitores em ônibus e terminais rodoviários, conforme informa a Agência Brasil. Eles exibirão vídeos informativos com instruções de segurança e prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes.
Leia mais: “Rio de Janeiro precisa de mais 25 mil policiais, diz secretário de Segurança Pública”
A ação foi elaborada pela Fundação da Infância e Adolescência (FIA-RJ). O órgão, do governo estadual, administra o programa SOS Crianças Desaparecidas. Conta ainda com a parceria do RioÔnibus (Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro) e da Onbus, empresa que explora o serviço de mídia nos veículos e terminais.
O RioÔnibus informou que, ao divulgar as diretrizes de prevenção ao desaparecimento nos painéis dos terminais e nas TVs internas dos ônibus, é possível conscientizar mais de 3 milhões de pessoas.
“As parcerias são fundamentais para a mobilização da sociedade e para a localização de crianças e adolescentes desaparecidos”, disse Luiz Henrique Oliveira, gerente do SOS Crianças Desaparecidas.
Leia mais: “Número de crianças que não sabem ler e escrever dobrou no Brasil depois de pandemia”
“O grande objetivo é reduzir, ao máximo, o número de casos ao ponto de atuar prioritariamente em ações de prevenção”, disse Luiz Henrique Oliveira, gerente do SOS Crianças Desaparecidas.
Crianças localizadas no Rio
A FIA-RJ tem um banco de dados de desaparecidos há 27 anos. Nesse período, foram registrados 4.307 desaparecimentos de jovens, sendo 3.753 localizados. Em 2023, 101 desapareceram e 90 foram reencontrados.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Segundo a Lei da Busca Imediata (Lei federal 11.259/2005), não é necessário prazo de espera antes de comunicar às autoridades um caso de desaparecimento.
A investigação será realizada imediatamente depois da notificação aos órgãos competentes, que deverão comunicar o fato aos portos, aeroportos, polícia rodoviária e companhias de transporte interestaduais e internacionais.
Orientações para prevenir
A FIA fornece as seguintes orientações para pais e responsáveis evitarem casos de desaparecimento.
- Ensine ao seu filho o nome dele completo, endereço e os telefones de contato dos pais ou responsáveis;
- Quando estiver em locais de grande circulação de pessoas (show, praia, etc.), marque um ponto de encontro para o caso de se perderem;
- Faça a carteira de identidade do seu filho (pode ser tirada desde o nascimento). Diga para ele andar sempre com um documento de identificação;
- Nunca deixe crianças sozinhas, seja em casa ou na rua, nem sob os cuidados de outra criança ou adolescente;
- Mostre ao seu filho como buscar ajuda quando necessário: forneça a ele o número de emergência (190);
- Entenda os riscos que a internet pode causar e oriente os seus filhos sobre as medidas de segurança e cautelas necessárias;
- Conheça os amigos de seu filho e as pessoas com quem ele convive (escola, cursos, vizinhos, etc.);
- Mantenha sempre uma conversa franca e aberta com seu filho para que ele possa se sentir seguro e confiar em você. Ouça seu filho! Ele tem sempre coisas importantes a lhe dizer!