Risco de Alzheimer é maior entre idosos que tiveram covid, mostra estudo

Pesquisa, divulgada no Journal of Alzheimer’s Disease, foi realizada com pacientes de mais de 65 anos de idade
-Publicidade-
Idosos que contraíram covid têm risco maior de desenvolver Alzheimer
Idosos que contraíram covid têm risco maior de desenvolver Alzheimer | Foto: Reprodução/Unsplash

Idosos que foram contaminados pela covid-19 têm risco “substancialmente maior” de desenvolver Alzheimer, sugere estudo publicado no Journal of Alzheimer’s Disease, realizado com pacientes de mais de 65 anos de idade. A publicação mostra que o risco de desenvolver a doença no grupo de idosos que se infectaram com o novo coronavírus é entre 50% e 80% maior que entre os participantes do grupo de controle.

A pesquisa, realizada pela Case Western Reserve University, nos Estados Unidos, analisou os prontuários de mais de 6 milhões de pacientes e mostrou que o maior risco foi observado em mulheres acima de 85 anos. Os pesquisadores dizem que não está claro se a covid-19 desencadeia o desenvolvimento do Alzheimer ou se apenas acelera o seu aparecimento.

-Publicidade-

Os fatores envolvidos no desenvolvimento do transtorno não foram totalmente compreendidos, mas dois elementos devem ser considerados importantes: as infecções anteriores, especialmente as virais, e as inflamações. Como a infecção pelo Sars-CoV-2 é associada a anomalias do sistema nervoso central, incluindo inflamações, a equipe quis comprovar se, “em curto prazo, a covid-19 poderia levar a um aumento dos diagnósticos”.

Os cientistas analisaram os históricos médicos de 6 milhões de idosos que receberam tratamento médico entre fevereiro de 2020 e maio de 2021. Esses participantes não tinham diagnóstico prévio de Alzheimer.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. Os pesquisadores dizem que não está claro se a covid-19 desencadeia o desenvolvimento do Alzheimer ou se apenas acelera o seu aparecimento.
    ?!?!?!?!?!?!?!?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.