Usuários do Bilhete Único em São Paulo podem consultar a página da SPTrans e verificar se foram prejudicados pelas falhas que bloquearam 40 mil cartões de transporte na sexta-feira 30.
Para tanto, os interessados devem acessar o site da SPTrans, colocar o número do cartão e concordar com os termos de adesão. Se o órgão gerenciador do sistema público de ônibus de São Paulo identificar as falhas, o usuário poderá trocar o Bilhete Único gratuitamente.
O cidadão terá de comparecer a um posto de atendimento da SPTrans e apresentar um documento original com foto. O horário de funcionamento é das 6 horas às 22 horas. O passageiro terá os créditos à disposição em até 72 horas.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô receberam a orientação para liberar o embarque de passageiros que apresentarem Bilhetes Únicos com falhas.
Passageiros enfrentam quatro horas de fila para resolver problemas com o Bilhete Único
Em razão das falhas no Bilhete Único dos paulistanos, usuários de transporte público enfrentaram mais de quatro horas de fila em postos de atendimento.
Os bilhetes das modalidades de crédito comum, estudante, vale transporte e idoso 60-64 estão na lista dos cartões com problemas.
Passageiros informaram que, nos terminais Bandeira e Santo Amaro, o sistema da SPTrans chegou a ficar fora do ar entre as 11h30 e 12h10.
A filha andava lentamente até as 13 horas e crescia conforme mais pessoas chegavam.
Esclarece as principais dúvidas
- Quem teve problemas com Bilhete Único pode fazer o quê?
Deve ir a um posto da SPTrans e apresentar o cartão bloqueado e o documento original com foto.
- Haverá cobrança de segunda via?
Para este caso específico, a segunda via não será cobrada.
- O passageiro perderá os créditos?
Não. A SPTrans informou que todos os créditos existentes no cartão bloqueado serão passados para o cartão novo.
- O cidadão pode usar na hora os créditos antigos no bilhete novo?
Nem sempre. O prazo para os créditos estarem disponíveis é de até 72 horas.
- Quem perder tempo de trabalho por causa desses problemas poderá apresentar atestado para o empregador?
Sim. A SPTrans comunicou que emitirá um atestado de comparecimento referente a apenas as horas que o passageiro esteve no posto.
Prefeitura de SP cadastra motoristas em app para concorrer com Uber