Apesar de ser considerado um ponto facultativo pelo governo federal, o Corpus Christi proporcionou um dia de descanso para alguns trabalhadores na última quinta-feira, 30. Nas localidades onde a data foi tratada como feriado, um grupo seleto conseguiu prolongar a folga até o fim de semana.
Esse feriado, para quem teve essa sorte, foi o último deste semestre. O próximo feriado nacional — a Independência do Brasil, em 7 setembro —, só ocorrerá daqui a três meses e será num sábado. O próximo feriado que cai num dia útil será o da Proclamação da República, em 15 de novembro. Antes de disso, tem o Dia de Finados, em 2 de novembro, um sábado.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O ano de 2024 está marcado por um número reduzido de feriados prolongados. Dos dez nacionais, apenas três permitem emendar a folga; dois já passaram: o Dia da Confraternização Universal (1º de janeiro) e a Paixão de Cristo (29 de março).
Além disso, ainda há cinco feriados que cairão em fins de semana (Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados) ou em quartas-feiras (Consciência Negra e Natal).
Leia também:
Neste ano, o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) tornou-se feriado nacional. A medida foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Veja abaixo o calendário de pontos facultativos e feriados em 2024:
- 7 de setembro (sábado): Independência do Brasil;
- 12 de outubro (sábado): Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro (sábado): Finados;
- 15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República;
- 20 de novembro (quarta-feira): Dia da Consciência Negra;
- 25 de dezembro (sexta-feira): Natal.
Pontos facultativos e feriados locais
Além dos feriados nacionais, o calendário acima inclui oito pontos facultativos, que serão observados pelos órgãos e entidades da administração pública federal.
As autoridades municipais e estaduais também podem determinar, por meio de leis, que pontos facultativos nacionais, como Corpus Christi, sejam considerados feriados locais. Assim, quem tiver direito a esses períodos de descanso poderá desfrutar de mais feriados prolongados em 2024.
Outras datas comemorativas poderão ser incluídas pelos Estados e municípios. Contudo, a portaria assegura que os serviços essenciais não serão interrompidos em função dessas datas.