A região sul do Estado de Santa Catarina registrou baixas temperaturas na noite desta quarta-feira, 31. E o município de Bom Jardim da Serra foi o “campeão”: segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade teve -15,9°C de sensação térmica.
A medição foi realizada por uma estação meteorológica do órgão às 22h. No mesmo município, por volta da 1h desta quinta-feira, 1°, os moradores tiveram outra sensação térmica notável, -15,3°C.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Nas proximidades de São Joaquim, na região de Caminhos da Neve, ainda na região sul do Estado, foi registrada uma sensação térmica de -7,6°C, às 3h.
O frio em Santa Catarina
Uma massa de ar frio que atingiu o Sul do Brasil na terça-feira 30 é a grande responsável por essas baixas temperaturas. Conforme o Inmet, houve também a possibilidade de geada, além das temperaturas negativas.
A Defesa Civil do Estado de Santa Catarina informou que Bom Jardim da Serra, a mesma cidade da sensação térmica de -15,9°C, registrou a menor temperatura do Estado na manhã de quarta-feira, 31, com 3,7°C.
Leia também: “Não foi o aquecimento global”, reportagem de Myllena Valença publicada na Edição 220 da Revista Oeste
A previsão para esta sexta-feira, 2, indica que o sol deve prevalecer na maioria das regiões de Santa Catarina. A temperatura deve variar entre 9°C e 32°C.
Como vai ser o clima em agosto
Agosto marca o fim do inverno climático, no Brasil, embora a estação termine oficialmente apenas na segunda metade de setembro. Assim, traços de primavera começam a surgir.
Em Porto Alegre (RS), a temperatura mínima média em agosto é de 11,6ºC, superior à de junho (11,3ºC) e à de julho (10,4ºC). A média máxima mensal é de 21,8ºC, acima das médias de junho (20,3ºC) e de julho (19,7ºC). A precipitação média mensal é de 120,1 mm, a menor do trimestre. Com junho registra 130,4 mm e julho 163,5 mm.
Leia mais: “O Brasil está pegando fogo”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 224 da Revista Oeste
Em São Paulo, a mínima média é de 13,3ºC, superior à de julho (12,8ºC) e inferior à de junho (13,5ºC). A média das máximas é de 24,5ºC, a mais alta dos meses de inverno, o que supera junho e julho, ambos com 22,9ºC. A precipitação média mensal de agosto é de apenas 32,3 mm, a menor do ano, por causa do pico da estação seca.
No Brasil Central, agosto é o pico da estação seca. O mês registra baixa umidade e tardes excessivamente quentes, especialmente em Mato Grosso, onde as máximas frequentemente ultrapassam 40ºC.
Leia também: “O mosquito e o morcego”, artigo de Alexandre Garcia publicada na Edição 225 da Revista Oeste
Agosto tende a ser mais chuvoso no Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, enquanto o Paraná terá um regime de precipitação mais próximo ao do centro do Brasil. Diferentemente do ano passado, agosto de 2024 não terá a influência do El Niño