A chegada de uma frente fria no Estado de São Paulo deve intensificar as chuvas e os riscos de temporais entre esta quinta-feira, 23, e a sexta-feira 24. A região também deve sofrer com fortes rajadas de vento que, em média, podem variar de 71 a 90 km/h.
Segundo a Climatempo, o contraste entre o ar quente e o ar frio que se aproximam do Estado vai potencializar a ocorrência de temporais. Durante a noite desta quinta-feira, deve ocorrer chuvas mais generalizadas e duradouras, podendo ter ocorrências de raios e fortes rajadas de vento.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Já na sexta, a temperatura deve cair em grande parte do Estado. A chuva permanece em todas as regiões paulistas, especialmente no litoral, onde chove com mais constância. O centro-oeste do Estado tem maior risco de fortes temporais.
Leia também: “As ‘mudanças climáticas’ são piores que a guerra”
O litoral e o Vale do Ribeira são as regiões que devem ter maior registro de chuvas. São esperados de 100 a 200 mm até sexta.
Já na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba, nas regiões de Campinas e de Sorocaba a expectativa é que chova de 60 a 100 mm. O norte e o noroeste paulista são as regiões com menor volume, onde são esperados de 50 a 90 mm.
Previsão para a cidade de São Paulo
Na capital paulista são esperadas pancadas de chuva generalizadas e duradouras a partir da noite desta quinta-feira, com altas chances de temporal. Para a sexta-feira, haverá predomínio de céu nublado, com chuva frequente e queda de temperatura.
A capital deve registrar rajadas de ventos de 40 a 50 km/h na maior parte do dia, aliado a queda de temperatura, com mínima de 14ºC e máxima de 19ºC.
Leia também: “Saiba como vai ser o clima no Brasil nas próximas duas semanas”