O Estado de São Paulo vai receber 24 dos 32 brasileiros e palestinos repatriados de Gaza. O grupo desembarcou na Base Aérea de Brasília no fim da noite desta segunda-feira, 13.
Metade da turma que ficará em São Paulo é composta de pessoas que vão estar com suas famílias. A outra metade não tem familiares no país e, assim, ficará em abrigo no interior paulista. O governo federal falou em “questões de segurança” para não divulgar a cidade exata onde os repatriados ficarão.
Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Conforme o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que coordena a operação de acolhimento, outros quatro repatriados vão permanecer no Distrito Federal, onde têm parentes.
Dos quatro restantes, dois irão para Florianópolis. Um irá para Cuiabá. Por fim, o último repatriada da Faixa de Gaza ficará em Novo Hamburgo (RS), na Região Metropolitana de Porto Alegre.
O grupo de 32 pessoas conseguiu deixar a Faixa de Gaza no último domingo, 12. A turma viajou de volta ao Brasil por meio de avião da Força Aérea Brasileira, que estava no Aeroporto do Cairo, capital do Egito.
Confira a chegada de repatriados a Brasília
Ao chegarem ao Brasil, os repatriados foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama, Janja, e ministros. A partir de agora, o grupo receberá assistência médica, alojamento e serviços sociais, como cadastro de documentos.
De acordo com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, há duas crianças desnutridas.
Veja os vídeos da chegada dos repatriados a Brasília
Leia também: “O Hamas não quer paz”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 188 da Revista Oeste