O Brasil comemora, nesta terça-feira, 19, o Dia Nacional do Futebol. A data escolhida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) presta homenagem desde 1976 ao clube de futebol mais antigo do país: o Sport Club Rio Grande, da cidade de Rio Grande, no litoral sul do Rio Grande do Sul.
A história do surgimento do esporte mais popular no país é cercada de muitas controvérsias. A versão mais aceita é que o futebol chegou ao Brasil graças ao imigrante inglês Charles William Miller, em 1894. Naquela época, a prática do esporte era restrita apenas à elite.
Conforme os anos passavam, acontecia a democratização do futebol nos principais Estados do Brasil. Um exemplo foi a realização do primeiro torneio oficial do país, o Campeonato Paulista de Futebol, em 1902. Depois disso, surgiram diversos outros clubes e campeonatos.
Com a popularização do esporte, em 1914, surgiu a Seleção Brasileira masculina, que disputou em 1930 a primeira edição da Copa do Mundo, no Uruguai. Entretanto, a tão cobiçada taça do mais importante campeonato de seleções do mundo só veio para o país em 1958. Depois disso, o Brasil se tornou o maior detentor desse título, sendo campeão nos anos de 1962, 1970, 1994 e 2002.
Participação feminina
O futebol feminino por sua vez foi regulamentado apenas em 1983. A partir dessa decisão, foi permitido que se pudesse competir, criar calendários, utilizar estádios e ensinar o esporte nas escolas. A primeira Copa composta apenas de mulheres foi experimental e ocorreu em 1988, na China. Neste ano, o Brasil conquistou o bronze.
Até hoje, a seleção feminina não conseguiu alcançar o título de campeã mundial. Mas o país conta com uma carta na manga, chamada Marta Vieira da Silva, conhecida por ter ganhado seis vezes o título de melhor jogadora do mundo.
O futebol conquistou o coração dos brasileiros e, hoje em dia, existem vários costumes populares praticados pelos torcedores, como:
- comemorações com dancinhas;
- comer um pernil na porta do estádio;
- camisas cheias de patrocínios;
- campeonato decidido no tapetão (tribunal) — quando os clubes decidem recorrer à Justiça em vez de decidir no campo;
- usar camisa de time em ocasiões sociais;
- jogadores conhecidos por apelidos (muitas vezes cômicos).
Além disso, existem emoções que só o futebol brasileiro proporciona para seus fãs. Oeste separou alguns momentos inesquecíveis que marcaram o esporte no país. Confira:
1)Brasil conquista o pentacampeonato

2) Os gols mais marcantes de Pelé, um dos maiores jogadores brasileiros

3) Hino Nacional Brasileiro, cantado pela torcida durante a Final da Copa das Confederações

4) Nos pênaltis, Brasil conquista seu primeiro ouro olímpico

5) Marta ganha pela 2ª vez o prêmio de melhor jogadora do mundo

6) Conquista do tetracampeonato mundial da Seleção Brasileira

Leia também: “A falência do futebol brasileiro”, reportagem publicada na Edição 105 da Revista Oeste, por Edilson Salgueiro e Fábio Matos.
Está ocorrendo a copa América feminina nessa segunda quinzena de julho, o SBT que conquistou os direitos de transmissão só televisiona os jogos do Brasil e não exibe os demais jogos! Lamentável! Da mesma forma o SporTV!