Jornalista analisa como os governos estão utilizando a pandemia para cortar as nossas liberdades individuais
Vale a pena ler a coluna de Selma Santa Cruz na Revista Oeste. A jornalista analisa sobre como a pandemia do coronavírus está levando os governos a ameaçarem as liberdades individuais.
“Estaríamos, nessa ótica, diante de uma ameaça à democracia como a conhecemos, tão duramente conquistada e defendida no Ocidente por seguidas gerações ao longo dos séculos? O pior é que o perigo não se apresenta apenas na forma de medidas pontuais, mas refletiria uma mudança cultural mais profunda”, afirma Selma.
Ela também critica a ditadura chinesa, que procura em meio à crise causada pelo coronavírus, espalhar os seus métodos repressivos por todo o mundo.
“Trata-se do argumento de que governos totalitários estariam mais equipados para lidar com as complexidades e riscos da sociedade globalizada — como ataques cibernéticos, guerras biológicas, terrorismo e migrações descontroladas — do que as velhas democracias representativas, com seus lentos processos de construção de consensos e o constante desafio de conciliar direitos individuais e coletivos”.
A coluna de Selma Santa Cruz, e muitas outras, estão disponíveis na edição desta semana da Revista Oeste.
Fundo Eleitoral ou DITADURA ELEITORAL ? Por que os Partidos Políticos têm o direito de tirar dinheiro da Saúde, da Educação, dos Transportes, Segurança e Infra-Estrutura, para campanhas políticas ?
Já tivemos epidemias como meningite e sarampo em décadas passadas nunca se cogitou isso. Porque nas epidemias de AIDS na década de 80 não se proibiu o carnaval e festas LGBT? Afinal comprometia o setor de saúde. Todo o país q adora quarentena o número de mortes aumenta será coincidência. E quando liberar todos vão ser contaminados e não irão estar imunes. A solução seria a quarentena até aparecer a Vacina. Se fosse questão de isolamento na África, Favelas, na Índia já estaria todo mundo morto.
Bem, um médico não é um ditador no momento em que manda a gente ficar de repouso. A doença é que nós tira a liberdade. Como em toda situação e toda profissão tem quem se aproveita. Temos sim que ter cuidado.