O Estado de São Paulo começa a semana sob forte influência do ar seco, assim como em toda a região central do Brasil. Na capital paulista, volta a chover e esfriar a partir de quinta-feira 27.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
O ar seco sobre o território paulista impede a formação de nuvens de chuva no início desta semana, de acordo com a Climatempo, empresa de meteorologia. “As temperaturas continuam amenas entre as madrugadas e manhãs, mas aos poucos com a presença do sol, voltam subir no período da tarde.”
A empresa de meteorologia alerta para o fato de que a umidade relativa do ar entra em declínio nas horas mais quentes do dia na maior parte do Estado. Valores abaixo de 30% são previstos durante as tardes, inclusive na capital, até a quarta-feira 26.
“O interior paulista segue com destaque para o tempo firme e extremamente seco”, afirma a Climatempo. “A frente fria que começa a avançar na quinta-feira sobre a costa do Sudeste traz mais umidade para o litoral e um pouco de chuva para a Grande São Paulo entre quinta-feira e a sexta-feira. A temperatura também cai na capital paulista a partir de sexta-feira.”
Leia mais:
“Algumas cidades do centro e oeste do Estado, como Avaré e Presidente Prudente, também irão terminar a semana com mais umidade, um cenário ainda bem diferente das cidades do extremo norte paulista”, acrescenta a Climatempo.
Atenção para baixa umidade do ar, conforme a Climatempo:
- 21 e 30% — estado de atenção;
- 12 e 20% — estado de alerta; e
- abaixo de 12% — estado de emergência.
“As complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas estão entre os problemas mais recorrentes, além de sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos”, alerta a empresa de meteorologia.
Leia também: “Fenômeno El Niño veio para ficar”, artigo de Ricardo Felício
Cuidados a serem tomados com o calor e o clima seco
A equipe da Climatempo lista séries de cuidados a serem adotados pela população de locais que, como em São Paulo, encaram o calor e o clima seco. Há cinco exemplos de ações:
- evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
- umidificar o ambiente com uso de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
- ingerir muita água;
- usar soro fisiológico nas narinas; e
- manter alimentação saudável.
Previsão para a capital paulista, de acordo com a Climatempo:
Segunda-feira: entre 14ºC e 26ºC.
Terça-feira 25: entre 15ºC e 27ºC.
Quarta-feira 26: entre 15ºC e 28ºC.
Quinta-feira 27: entre 16ºC e 27ºC — e com previsão de chuva.
Sexta-feira 28: entre 16ºC e 24ºC — e com expectativa de chuva também.
Sábado 29: entre 16ºC e 21ºC.
Domingo 30: entre 11ºC e 18ºC.
Parte do Sudeste e Centro-Oeste sem mudanças no padrão de tempo
Destaque para o amanhecer com temperaturas amenas no interior de São Paulo, em Mato Grosso do Sul e no sul de Minas. Segundo a Climatempo, o tempo firme e seco, com destaque para a umidade baixa, ainda prevalece nessas áreas do Brasil.
“Cuiabá segue com umidade relativa do ar em alerta, com índices inferiores a 20%”, indica a empresa de meteorologia. “Dia de sol e calor na cidade do Rio de Janeiro e em Campo Grande. Pode chover fraco em Vitória, mas o sol brilha forte na maior parte do tempo.”
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
Leia também: “Ondas de calor no fundo do oceano impressionam cientistas”