O leilão da rede 5G vai viabilizar uma nova rede de comunicação no país. De acordo com o Ministério das Comunicações, até julho do ano que vem, as 27 capitais brasileiras terão acesso à tecnologia.
“As capitais já estão preparadas para receber o 5G”, assegurou o ministro Fábio Faria, em entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan, nesta quinta-feira, 4. “Inicialmente, o problema será onde tem parabólica. Provavelmente, as empresas vão optar por locais onde não têm essas antenas para começar a instalação”, disse. “Teremos um prazo para retirar as parabólicas, mas acredito que todas as capitais terão espaço suficiente para as empresas cumprirem o cronograma”, explicou.
Segundo o ministro, o certame ocorrerá hoje. Ao todo, 15 empresas fizeram propostas à Agência Nacional de Telecomunicações por 118 lotes do 5G.
“O 5G vai beneficiar muito a indústria e o setor produtivo. Outros clientes também vão se beneficiar da nova rede. Tenho certeza que não teremos aumento de tarifa para o cliente”, garantiu Faria. “Teremos internet com até 100 vezes mais velocidade. Nós seremos o primeiro país da América Latina a implantar a rede 5G.”
Essa questão de ser o primeiro país ou o segundo, o terceiro, etc… é de somenos importância, o que interessa na verdade é a procedência dessa tecnologia e que conversa é essa que não terá ônus para o usuário? Esse Faria não garante é nada, isso sim. Conversa fiada. Terá que ser montada uma nova infraestrutura completamente diferente da existente e isso não custará nada? Conta outra, Faria! Aliás, nesse governo o que mais se vê é piadista.
Que a Nokia vença a concorrência para o mercado de infraestrutura para a nova conexão 5G. A Ericsson é a segunda opção. Fora chineses!