Os servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pulicaram, nesta sexta-feira, 20, uma carta aberta em que expressaram suas “profundas preocupações e insatisfação” com a presidência de Márcio Pochmann.
O economista, filiado ao PT, sendo ex-presidente da fundação Perseu Abramo e ex-candidato à Prefeitura de Campinas (SP), foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em agosto de 2023 para presidir o IBGE.
Saiba mais: “PIB avança 1,4% no segundo trimestre, afirma IBGE“
Segundo o documento dos servidores, Pochmann tem adotado “medidas desestabilizadoras, centralizadoras e prejudiciais ao bom funcionamento do Instituto”.
“A nomeação do Márcio Pochmann trouxe uma série de decisões arbitrárias e autocráticas, como a criação da fundação IBGE+, uma entidade de apoio de direito privado, implementada sem qualquer diálogo com os trabalhadores“, criticam os funcionários, na carta.
O documento lembra como a fundação foi criada “em sigilo por 11 meses e anunciada dois meses depois de sua oficialização em cartório” e “gera dúvidas quanto à sua real finalidade e ao impacto que terá sobre a independência técnica e administrativa do Instituto“.
“A falta de clareza e participação em um tema tão crítico levanta sérios questionamentos sobre os critérios que nortearam a criação dessa entidade e os riscos de desvirtuamento da missão pública do IBGE em benefício de interesses privados“, escreveram os servidores.
Outro ponto que os funcionários do instituto consideram como de “extrema preocupação” é a “reformulação do estatuto do IBGE. De acordo com a denúncia, o processo está sendo conduzido de maneira pouco transparente e sem o necessário debate com os servidores e a sociedade”. Os servidores acreditam que isso pode “comprometer gravemente a governança da instituição e a qualidade dos dados produzidos”.
Saiba mais: “População do Brasil é de 212,6 milhões de habitantes, diz IBGE“
Segundo os funcionários, até o momento “a presidência tem se mantido inflexível, recusando-se a fornecer informações ou promover discussões abertas com os trabalhadores. Essa postura coloca em risco a autonomia do IBGE e sua credibilidade como fonte confiável de dados estatísticos“.
Carta denuncia viagens excessivas de Pochmann
O documento denuncia também o comportamento de Pochmann, “que tem realizado viagens frequentes e excessivas em um cenário de escassez financeira no órgão”.
“O IBGE não dispõe de crédito para algumas despesas como o pagamento de aluguéis, está em débito com diversos fornecedores e restringe viagens técnicas essenciais para a condução de pesquisas”, afirmam os servidores. “A prioridade dada a essas viagens, em detrimento da manutenção das atividades básicas do Instituto, reforça a desconexão entre a gestão e as reais necessidades do IBGE e do país.”
Servidores pedem demissão de presidente do IBGE
Os servidores denunciaram que, “diante dessa gestão centralizadora e autoritária, que tem tomado decisões sem diálogo, ignorando as demandas dos servidores e comprometendo a autonomia e a missão do IBGE, declaramos que não podemos mais tolerar essa situação”.
Saiba mais: “Inflação acumula alta de 2,85% no ano, diz IBGE“
O documento destaca que “a continuidade desse mandato está comprometendo gravemente o funcionamento da instituição, e o impacto negativo dessas decisões já é sentido diariamente pelos trabalhadores e pela qualidade do trabalho realizado”.
“Assim, os servidores do IBGE manifestam publicamente seu desejo pelo fim do mandato do atual presidente, Márcio Pochmann, e informam que já não o consideram como presidente desta renomada instituição”, solicitam os funcionários. “Clamamos pela urgente necessidade de uma gestão mais transparente, participativa e comprometida com a preservação da missão pública e da independência do Instituto.”
Saiba mais: “Setor de serviços no Brasil apresenta crescimento de 1,2% em julho, segundo IBGE“
Alguém acredita na taxa oficial de inflação?
Alguém ainda acredita no IBGE ?
Penso que todos possam imaginar por que o lula colocou lá esse capacho. O IBGE calcula o PIB, calcula a inflação, apresenta números que dão uma ideia clara de como vão as coisas no país. Dominar o IBGE é fundamental para sustentar as mentiras desse abominável sujeito que se senta na cadeira de presidente.
Estava claro o real interesse desta criatura ao chegar na presidência do IBGE, que é satisfazer os desejos de seu bandido de estimação, o atual presidente da república.
Na fábula do rei Midas, tudo em que ele tocava, virava ouro! Na vida real, tudo em que o PT põe a mão, vira merda! É impressionante a incapacidade que petistas tem de fazerem tudo errado, tudo ao contrário do que presta! Esse partido é um agrupamento de gente nefasta, burra, incompentente!
Esse Márcio aí é persona non grata em todos os institutos que passou.
Mais uma ratazana putrefata dentre todas que rodeiam esse regime
Ladeira abaixo
Sou pesquisador aposentado do IPEA de 1979 até 2016 ! Perguntem aos meus colegas que ainda trabalham na casa como foi a gestão desse incompetente petista de 2007 até 2012 ! Cinco anos de destruição das nossas pesquisas e trabalhos técnicos !
a globo tá diculgando a estatística da semvergonheci?
Este Márcio das quantas, é mais um cretino, a serviço das barbaridades acontecidas no Brasil.
Não passa de um verminoso ser, a infestar os ares do Brasil….
Qq cidadão deste país, minimamente informado, sabe que Pochmann foi colocado à frente do Instituto para promover a “manipulação de dados” a favor desse desgoverno.
Ele foi escolhido a dedo pelo ladrão para manipular números e estatística
As notícias que dão conta dos índices de crescimento, inflação e outros relacionados à gestão do PT no comando do IBGE, estão dissociadas da realidade das famílias nos supermercados. A confiabilidade dos números está indo pelo ralo.
Já era de se esperar…
Um conhecido Asno em estatísticas que faz o que o chefe manda.
Já era esperado nenhuma surpresa, a petralhada é um desastre.
Parabéns aos funcionários por se posicionarem e pedirem a saída desse cidadão, que está destruindo a credibilidade do Instituto.
Parabéns aos funcionários do IBGE que formalizaram a denúncia. esse é o governo do PráTrás.
Ao mudar a metodologia de aferições matemáticas da economia, entre outros indicadores, o PT do Lula e do Márcio Pochmann mascaram dados inflando-os de acordo com o que o Lula manda. O PIB ” robusto ” anunciado há poucos dias pode sim ter sido maquiado.
Pois é como será que a S. Estepe está reagindo, haja pano!!!!
Para surpresa de ninguém!
evidentemente que o sr. márcio está no IBGE para desenhar o número que interessa ao covil.
o llulladrão / llullarápio manipula as infomações todas, dando um ar de legalidade usando o carimbo IBGE.
o PT é uma quadrilha, hoje, aperfeiçoada não tenham dúvidas, mas tudo que lemos de informações oficiais são manipuladas ao seu bel prazer.
pobre e podre PT