A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) apresentou um pedido de reajuste salarial de 20% para a categoria. Segundo os servidores, a reivindicação é feita com base na inflação acumulada durante o governo do presidente Jair Bolsonaro.
O pedido já chegou ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que afirmou que deve levar essa questão aos demais ministros da Corte. O tema foi debatido na terça-feira 15 por Fux e dirigentes da Fenajufe.
Segundo o coordenador da Fenajufe, Thiago Gonçalves, Fux teria classificado o pedido como “legítimo”. “Ele se comprometeu a pautar o pleno do Supremo a respeito do assunto”, afirmou.
Um eventual reajuste aos servidores do Judiciário não pode ser determinado monocraticamente pelo presidente do STF. Ele precisa submeter o tema aos demais magistrados da Corte, em uma sessão administrativa interna. Caso os ministros deem aval à proposta, o STF deve apresentar um projeto de lei ao Congresso Nacional.
“Ele [Fux] falou que nem é pouco, nem muito. É sensível com o momento econômico do país, porque estamos pedindo a recomposição da inflação e não as perdas históricas”, disse Gonçalves.
Judiciário mais caro do mundo
Reportagem publicada em novembro do ano passado por Oeste mostrou que mais de R$ 100 bilhões por ano são consumidos no Brasil apenas em gastos com o Poder Judiciário. Os dados são da edição mais recente da pesquisa “Justiça em Números”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que reúne informações referentes a 2020. O valor desembolsado com a Justiça brasileira corresponde a 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional — ou seja, mais de 1% da soma de todos os bens e serviços produzidos no país.
De acordo com o CNJ, as despesas totais com o Judiciário representam 11% de todos os gastos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Na comparação com 2019, houve uma queda de 4,5% nas despesas totais do Judiciário (o que equivale a R$ 4,7 bilhões). Só em gastos com pessoal, a redução foi de 3,3% — o resultado é atribuído, em grande medida, aos efeitos da pandemia de covid-19.
Em relação a outros países, o peso do Judiciário brasileiro sobre o PIB é significativamente maior, segundo estimativas obtidas pela reportagem de Oeste. Na América do Sul, por exemplo, a Venezuela gasta 0,34% do PIB com a Justiça do país, índice levemente superior ao da Argentina (0,32%). Chile e Colômbia desembolsam cerca de 0,2% do PIB com o Judiciário.
Na Europa, os gastos da Alemanha correspondem a 0,4% — um porcentual mais de três vezes menor do que o do Brasil. Em Portugal, o índice é de 0,3% do PIB. Na Itália, de apenas 0,19%. Inglaterra e Espanha ficam na casa de 0,1% do PIB. As despesas dos Estados Unidos com a Justiça ficam em 0,14% do PIB.
J.R. Guzzo: “A Justiça mais cara do mundo”
Estes são os parasitas fux e companhia…este ano tem eleições povão vamos expurgalos através do voto….
A elite do judiciário brasileiro (composta pelos jabutis Eleitoral e Trabalho), que ostenta os maiores salários do Brasil, quer ainda mais dinheiro dos pagadores de impostos, em plena pandemia, com milhões dependendo do auxilio federal para sobreviver… É a velha máxima: ‘farinha pouca, meu pirão primeiro’. Ridiculo!
Já podem gastar, certeza que vão ter o reajuste. Como um país do tamanho do Brasil não consegue sair desta situação de refém/escravo?
É o câncer em estado terminal no brasil!
Assim é muito fácil! A elite do funcionalismo público, que deveria focar no estado democrático de direito e não em partidarismo e ideologias, seria bom se ganhasse por produção, por processo concluído, e sem penduricalhos. Até parece que eles são os que mais trabalham no país. Vergonhoso!
Bando de vagabundos em sua grande maioria
Ganham 5 x mais que pessoas da iniciativa privada na mesmos função
Com risco zero
E benesses infindáveis
Se demitam
LIXOS, PARASITAS, SANGUESSUGAS, INÍMIGOS DA PÁTRIA, FILHOS DO DIABO.
Esses vagabundos parasitas deveriam ter um corte de 20% nos salários, nao aumento.
É mais um absurdo que vai passar na calada da noite. Este é o nosso STF, simplesmente uma vergonha.
Pra que reajuste??? São salários super faturados. Até parece que ganham muito pouco.
Esse judiciário é muito cara de pau. Ganham salários altíssimos, trabalham pouco e mal, são cheios de privilégios, que vão para o inferno, pilantras!
Caras de pau !!!! Além de supersalários, todos são militantes !!!!
MANDA TUDO EMBORA, PÕE GENTE DISPOSTA E COM VONTADE DE TRAMPAR E CRESCER. CRIA VÁRIOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO E CRESCIMENTO POR MÉRITO, CASO CONTRÁRIO, É RUA TBM. ESSE PAÍS NÃO PODE SER MAIS AQUELE QUE SEMPRE FOI, CHEGA!!!
100% de acordo, Rogério 👏👏👏