publicidade
Brasil

Siderúrgica de aço vai parar suas fábricas no Brasil e dar férias coletivas

Cerca de 400 funcionários serão afetados

Produção de aço em usina siderúrgica
Produção de aço em usina siderúrgica | Foto: SerhiiBobyk/Freepik

A ArcelorMittal, líder na produção de aço no Brasil, anunciou que vai conceder férias coletivas a cerca de 400 funcionários de uma de suas fábricas em Resende, no Rio de Janeiro.

Além disso, a empresa planeja suspender temporariamente as operações em diversas unidades, executando paradas técnicas.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais sobre Brasil em Oeste

As medidas drásticas vêm em resposta ao crescente aumento das importações de produtos siderúrgicos, como o aço, no país.

Em uma entrevista ao jornal Valor Econômico, o presidente da ArcelorMittal Brasil, Jefferson De Paula, expressou preocupação com o cenário atual. Segundo ele, o momento é crítico e há um risco iminente de demissões.

aço ArcelorMittal fábricas férias coletivas
Neste ano, espera-se que as importações de aço cresçam 50%, comparando com o ano passado | Foto: Reprodução/Agência Gov – EBC

De Paula também enfatizou a vulnerabilidade do Brasil diante da sobrecapacidade global de aço, um fator que pode colocar em risco o crescimento econômico do país. “O Brasil ficou completamente desprotegido quando há sobrecapacidade no mercado global de aço”, afirmou.

Leia também: “Maior fabricante de microchips registra queda nos lucros no 3º trimestre”

O aumento significativo nas importações de aço pela China, pelos demais países asiáticos, pela Rússia e pela Turquia impõem obstáculos para a indústria brasileira. Comparado ao ano passado, espera-se que essas as importações no setor cresçam 50%.

Diante dessa situação, a indústria siderúrgica brasileira já apelou ao governo federal para a implementação emergencial de uma alíquota de importação de 25%.

A percepção é de que o governo está atento ao problema, embora, até o momento, nenhuma medida concreta tenha sido anunciada.

Leia mais sobre:

6 comentários
  1. Sos
    Sos

    Provavelmente veremos a maioria das empresas falirem e irem embora. Capitalismo não combina com ditadura. Luladrao é ditador comunista. Agora é também nazista.

  2. Serafim Dos A. Castro Neto
    Serafim Dos A. Castro Neto

    A alíquota de importação é a chupeta do bebê chorão. Vai dormir e vê se acorda mais competitivo.

  3. Rubens Bussacos
    Rubens Bussacos

    Será que o De Paula também não foi um daqueles que não queria o Bozo e ajudou o Ladrão a voltar pro crime?! Se fez o L, faça agora o L Fio Terra.

  4. FLAUBERT EUGENIO FERRI
    FLAUBERT EUGENIO FERRI

    Ao invés de impor aliquota de importação, não seria melhor e mais eficiente diminuir a carga tributária?

  5. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    É para isso que servem as alíquotas tarifárias. É por isso que o mercosul é um atraso, porque a alíquota de importação tem que ser a mesma para todos os estados membros. Se o aumento da alíquota não for do interesse dos demais membros, não vai poder aumentar. Por isso sou contra o mercosul, porque tenta estabelecer padrões iguais para economias muito diferentes, prejudicando muitas vezes o interesse nacional. Na verdade o mercosul nasce de uma ideologia, não de um interesse nacional.

  6. Herbert Gomes Barca
    Herbert Gomes Barca

    se depender desse desgoverno petista , vão aumentar ainda muito as importações da China

    o PT e o PCC chinês são parças !!

    e u Lula ladrão, é a cadelinha poodle do Xi Jinping

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade