publicidade
Brasil

Sindicato rejeita nova proposta, e greve de pilotos e comissários é mantida

Paralisação entra no quinto dia

Sindicato
Maioria dos comissários e pilotos decidiu manter a greve | Foto: Reprodução/SNA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) anunciou, na madrugada desta sexta-feira, 23, que parte dos pilotos e comissários seguirá paralisada. A categoria rejeitou uma proposta das companhias aéreas apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), com 59% de votos contrários e 40% favoráveis.

A proposta previa a renovação integral da convenção coletiva, reajuste de 100% do índice inflacionário dos últimos 12 meses — ou seja, 5,97% nos salários fixos e variáveis, mais o acréscimo de 1% de aumento real.

Receba nossas atualizações

Com a decisão, a greve dos aeronautas entra nesta sexta-feira no quinto dia. O serviço será paralisado. das 6 horas às 8 horas, nos aeroportos de Congonhas (São Paulo, capital), Santos Dumont e Galeão (Rio de Janeiro, capital), Guarulhos (São Paulo), Viracopos (Campinas, SP), Porto Alegre (RS), Confins (Belo Horizonte, MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE).

Em nota à imprensa, o SNA avaliou positivamente o movimento grevista dos últimos quatro dias e ocorreu “dentro dos limites determinados pela Justiça”. “É preciso deixar claro que os aeronautas estão desde o fim de setembro negociando, e que todas as propostas enviadas pelo sindicato patronal não eram condizentes com a pauta de reivindicações da categoria, por isso foram rejeitadas.”

O presidente do SNA, Henrique Hacklaender, afirmou que, além do ganho real sobre os salários, a categoria quer avançar em pautas sobre descanso de pilotos e comissários. “É óbvio que um tripulante cansado e mal remunerado pode representar um risco à aviação. Por isso, vamos, sim, fazer uma paralisação”, declarou.

A categoria reivindica que as empresas “respeitem os horários de início e de término das folgas e que não programem jornadas de trabalho de mais de três horas em solo entre duas etapas de voo”. O sindicato ressaltou que nenhum voo será cancelado, mas que haverá atrasos. Os voos terão de ser remarcados pelas companhias aéreas.

No domingo 18, os aeronautas rejeitaram a proposta para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023 , que incluía.

Relacionadas

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.