No Rio Grande do Sul, subiu para 46 o número de mortos por causa das tempestades e dos alagamentos que assolam o Estado. A Defesa Civil estadual confirmou, na tarde de domingo 10, a morte de mais três pessoas em decorrência das enchentes causadas pelo ciclone extratropical.
As mortes ocorreram nos municípios de Colinas (RS), Bom Retiro do Sul (RS) e Roca Sales (RS).
As autoridades não informaram a identidade das vítimas. Tanto Bom Retiro do Sul quanto Colinas, dois municípios banhados pelo Rio Taquari, ainda não haviam registrado mortes por causa das inundações que atingiram a região no início do mês.
Antes, na manhã de domingo, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul já havia confirmado outra morte em decorrência da tragédia climática. O registro de vítima sido sido no município de Cruzeiro do Sul.
Número de mortes no Rio Grande do Sul em decorrência da tragédia climática
Com os números mais recentes da Defesa Civil, 13 cidades do Rio Grande do Sul registraram mortes em decorrência da tragédia climática.
- Muçum — 16;
- Roca Sales — 11;
- Cruzeiro do Sul — 5;
- Lajeado — 3;
- Estrela — 2;
- Ibiraiaras — 2;
- Passo Fundo — 1;
- Encantado — 1;
- Santa Tereza — 1;
- Imigrante — 1;
- Colinas — 1;
- Bom Retiro do Sul — 1; e
- Mato Castelhano — 1.
Desaparecidos no RS em decorrência da passagem do ciclone extratropical
A Defesa Civil também confirmou que o número de desaparecidos é de 46. Dessas pessoas, 30 desapareceram em Muçum, outras oito em Arroio do Meio e, por fim, oito também em Lajeado.
O número de pessoas fora de casa também aumentou. Na manhã de domingo, a Defesa Civil divulgou um boletim confirmando que são 4.794 desabrigados e 20.490 desalojados. Veja outros dados:
- Pessoas resgatadas: 3.130;
- Municípios afetados: 93;
- Desabrigados: 4.794;
- Desalojados: 20.490;
- Afetados: 340.918; e
- Feridos: 924.
Leia também: “Potências estrangeiras agem para socorrer vítimas de terremoto no Marrocos”
Help, Dona Redação. Sou idoso, leitor e assinante desde a edição primeira da revista. Acompanho vez por outra o Sem Filtro e já era fã do pessoal há muito tempo. Era da área nas décadas de 80 e 90. Quando iniciaram a construção das barragens no Rio das Antas preparei denúncia no MPF para que a legislaç]ao ambientes e cultural fosse obedecida, incluindo a tecnologia de construção, alertando para os perigos de uma enchente afetar as cidades ribeirinhas distantes uns 150 quilômetros abaixo. Consegui na época um material contendo provas de que as liberações era conseguidas com dinheiro que era enviado para o escritório da Rose Noronha, amante do Lula, em São Paulo. E conseguiam a licença. Fui ameaçado de morte e depois de algum tempo recomendaram para que eu esquecesse o assunto e deixasse tudo para o judiciário, já que eu poderia ser alvo de alguma coisa ruim. Era outros tempos. Agora, é possível comprovar a denúncia que não foi adiante, pois as três barragens acumjlaram um excendente de água que o pessoal aqui de cima da serra já no domingo previa grande catastrofe, como realmente aconeceu. Era só ver a altura da correnteza (24 metros) com água passando porcima de pontes. Nâo gostaria de voltar a me envolver com o caso, fiquei quietinho no meu canto, já que a família pediu pra mim ficar de fora. Infelizmente não tenho condições de trabalhar muito com a internet. Hoje pela manha recebi in box de um amigo que guardou um cd que pedi para ele guardar em caso de acontecer algo comigo. Ele mandou um áudio da Rádio Studio 87.7, de Veranópolis, onde alguém (não fiquei dabendo o nome) de um técnico que trabalhou em órgãos do meio-ambiente no rS que denunciou que a revelia dos órgãos técnicos, na época, o Minitério do Meio ambiente liberou a construção das barragens. Ele cida a Odebrecht e outras construtoras e o esquema que fraudou a lei. Pelo menos, pela primeira vez, vi alguém seguir os termos que eu denunciava. Não consegui compartilhar no facebook porque é sómente o áudio. Vcês tem mais condições. Quem sabe entrar em contato com a emissora e ver quem deu a entrevista. Eu queria compartilhar no meu face, mas não consegui passar do in box para o público. Acho que investigando um pouco mais encontrarão as pistas que levam a amante do Lula e ao misterioso processo que está em segredo de justiça há mais de 10 anos. Será que pelo menos elram este comentário?