publicidade
Brasil

SP sai do estado de atenção para alagamentos nesta terça-feira, 2

CGE também alertou para a possibilidade de ventos fortes durante o período de instabilidade

O fenômeno provocou alerta para alagamentos pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo | Foto: Reprodução/Freepik
O fenômeno provocou alerta para alagamentos pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo | Foto: Reprodução/Freepik

Uma forte chuva atingiu a Grande São Paulo na tarde desta terça-feira, 2. O fenômeno provocou alerta para alagamentos pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Inicialmente, o estado de atenção foi decretado na zona sul às 14h05. Foi estendido para toda a capital às 16h25 e perdurou até 17h30.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

No começo da tarde, áreas de instabilidade se formaram em razão do clima abafado, com núcleos de chuva intensa e moderada principalmente no bairro de Parelheiros.

Previsão de ventos fortes em São Paulo

Segundo o CGE, a expectativa era de que as áreas de chuva se propagassem pela cidade nas horas seguintes, impulsionadas pela brisa marítima. O órgão também alertou para a possibilidade de ventos fortes durante o período de instabilidade.

Em relação às rajadas de vento, o Aeroporto de Congonhas registrou o índice mais alto, com 57 km/h. Outras medições foram feitas no bairro de Vila Leopoldina (40 km/h às 14h30), Santana (36 km/h às 13h20) e M’Boi Mirim (34 km/h às 16h40).

Para a quarta-feira 3, o CGE prevê continuidade das precipitações e queda nas temperaturas | Foto: Rawpixel.com/Freepik
Para a quarta-feira 3, o CGE prevê continuidade das precipitações e queda nas temperaturas | Foto: Rawpixel.com/Freepik

Às 16h15, a Defesa Civil estadual emitiu alerta para tempestades acompanhadas de vento, raios e granizo nos municípios de Embu Guaçu, de Itapecerica da Serra e de São Lourenço da Serra, além de informar a aproximação de outra nuvem sobre a zona leste da capital.

No mesmo período, Juquitiba era a cidade com maior proporção de casas sem energia elétrica — chegou a 12%, de acordo com a Enel. Na cidade de São Paulo, mais de 12 mil imóveis ficaram sem luz.

Redução dos impactos e previsão para os próximos dias

Com a diminuição da chuva depois de algumas horas, o Corpo de Bombeiros recebeu apenas 13 solicitações relacionadas à queda de árvores na capital e região metropolitana.

Para a quarta-feira 3, o CGE prevê continuidade das precipitações e queda nas temperaturas, que devem oscilar de 18°C a 25°C. As chuvas tendem a alternar com períodos de melhora. As precipitações vão manter elevado o risco de alagamentos e quedas de árvores.

Já na quinta-feira 4, a previsão é de céu nublado e chuviscos no começo do dia, que devem diminuir ao longo do tempo. Apesar da possibilidade de sol entre nuvens à tarde, as temperaturas seguirão amenas, com mínimas próximas de 16°C e máximas inferiores a 23°C.

Leia também:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade