Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) pediram desculpa ao presidente de Israel, Isaac Herzog, e ao primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, pela declaração do mandatário petista Luiz Inácio Lula da Silva ao comparar as ações militares israelenses em Gaza ao Holocausto de Hitler.
Os dois políticos brasileiros encontraram-se com as autoridades israelenses em reuniões separadas com Herzog e Netanyahu, nesta terça-feira, 19. Os governadores viajaram a Israel no domingo 17 e devem retornar ao Brasil na sexta-feira 22.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
“Fiz questão de levar o meu pedido de desculpas a todos os israelenses por uma fala infeliz do presidente da República comparando a guerra ao holocausto”, escreveu Caiado em suas redes sociais. “Saibam que serão sempre bem-vindos ao nosso Estado”.
Possíveis parcerias
Freitas destacou que foram muito bem recebidos por Netanyahu, que recentemente declarou Lula persona non grata em seu país e ressaltou a importância de estreitar os laços entre São Paulo e Israel.
“O país é um hub [ponto central] de tecnologias importantes em setores estratégicos e que podem fazer a diferença para nosso Estado”, escreveu Freitas em suas redes sociais, apontando especialmente para soluções na área de segurança pública e agricultura.
Leia também: “Lula é ‘um idiota útil’ do Hamas, avalia autor de livro sobre ‘Israelfobia'”
O governador de São Paulo também reafirmou a solidariedade ao povo de Israel e o repúdio ao terrorismo, com os “votos de sucesso nas tratativas para libertação dos reféns e construção de um caminho para a paz”.
Além disso, Tarcísio agradeceu o apoio recebido da comunidade judaica de São Paulo durante a tragédia de São Sebastião, no litoral do Estado.
Goianos e paulistas aprovam viagem
Ambos os governadores receberam elogios dos eleitores em suas publicações, com um número expressivo de paulistas e goianos dizendo-se “orgulhosos” de seus votos.
Sou carioca mas senti um grande orgulho desses dois bons governadores Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado ! Meus parabéns aos paulistas e aos goianos por os haverem eleitos , já os meus conterrâneos desde o grande Carlos Lacerda só sabem eleger nulidades ou ladrões !
Parabéns governadores. Temos um Presidente da República ignorante. UM BOÇAL.
Belo exemplo.
No caso da reação de Israel, é simples, não se conversa com terroristas. Não adianta nada.
Se não forem extremamente firmes, serão vitimas novamente, certeza.
Evidentemente ninguém aqui apoia a guerra, somos da paz sim.
Mas quando se é atacado em sua Casa por um grupo sabidamente TERRORISTA não há outro caminho.
É reagir e mostrar quem é que está preparado, quem é que tem o apoio do Ocidente!
E outra coisa, Israel é a única DEMOCRACIA da região toda!
Parabéns sim senhores governadores, é assim que se faz! Numa democracia de verdade.
Parabéns Governadores.
Vocês são inegavelmente “GENTE COMO A GENTE”
Parabéns Tarcísio e Caiado.
Livrem a Palestina da opressão dos terroristas do Hamas e dos idiotas uteis mundo afora.
Parabéns ao Tarcísio e o Caiado
Lula e sua corja são párias internacionais.