publicidade
Brasil

Tarcísio e Caiado pedem desculpa a Israel por falas de Lula

Os governadores encontraram-se nesta terça-feira, 19, com o presidente israelense, Isaac Herzog, e com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu

Ronaldo Caiado, Benjamin Netanyahu e Tarcísio de Freitas
Além da solidariedade ao povo de Israel, os governadores também falaram sobre possíveis cooperação entre o país e seus respectivos Estados; com especial atenção para as áreas de agricultura e tecnologia | Foto: Reprodução/@ronaldocaiado

Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) pediram desculpa ao presidente de Israel, Isaac Herzog, e ao primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, pela declaração do mandatário petista Luiz Inácio Lula da Silva ao comparar as ações militares israelenses em Gaza ao Holocausto de Hitler.

Os dois políticos brasileiros encontraram-se com as autoridades israelenses em reuniões separadas com Herzog e Netanyahu, nesta terça-feira, 19. Os governadores viajaram a Israel no domingo 17 e devem retornar ao Brasil na sexta-feira 22.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

“Fiz questão de levar o meu pedido de desculpas a todos os israelenses por uma fala infeliz do presidente da República comparando a guerra ao holocausto”, escreveu Caiado em suas redes sociais. “Saibam que serão sempre bem-vindos ao nosso Estado”.

Possíveis parcerias

Freitas destacou que foram muito bem recebidos por Netanyahu, que recentemente declarou Lula persona non grata em seu país e ressaltou a importância de estreitar os laços entre São Paulo e Israel.

“O país é um hub [ponto central] de tecnologias importantes em setores estratégicos e que podem fazer a diferença para nosso Estado”, escreveu Freitas em suas redes sociais, apontando especialmente para soluções na área de segurança pública e agricultura.

Leia também: “Lula é ‘um idiota útil’ do Hamas, avalia autor de livro sobre ‘Israelfobia'”

O governador de São Paulo também reafirmou a solidariedade ao povo de Israel e o repúdio ao terrorismo, com os “votos de sucesso nas tratativas para libertação dos reféns e construção de um caminho para a paz”.

Além disso, Tarcísio agradeceu o apoio recebido da comunidade judaica de São Paulo durante a tragédia de São Sebastião, no litoral do Estado.

Goianos e paulistas aprovam viagem

Ambos os governadores receberam elogios dos eleitores em suas publicações, com um número expressivo de paulistas e goianos dizendo-se “orgulhosos” de seus votos.

Leia mais sobre:

9 comentários
  1. João Carlos de Souza Carvalho
    João Carlos de Souza Carvalho

    Sou carioca mas senti um grande orgulho desses dois bons governadores Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado ! Meus parabéns aos paulistas e aos goianos por os haverem eleitos , já os meus conterrâneos desde o grande Carlos Lacerda só sabem eleger nulidades ou ladrões !

  2. MNJM
    MNJM

    Parabéns governadores. Temos um Presidente da República ignorante. UM BOÇAL.

  3. Gustavo de Carvalho Barcelos
    Gustavo de Carvalho Barcelos

    Belo exemplo.
    No caso da reação de Israel, é simples, não se conversa com terroristas. Não adianta nada.
    Se não forem extremamente firmes, serão vitimas novamente, certeza.

  4. Célio Antônio Carvalho
    Célio Antônio Carvalho

    Evidentemente ninguém aqui apoia a guerra, somos da paz sim.
    Mas quando se é atacado em sua Casa por um grupo sabidamente TERRORISTA não há outro caminho.
    É reagir e mostrar quem é que está preparado, quem é que tem o apoio do Ocidente!
    E outra coisa, Israel é a única DEMOCRACIA da região toda!
    Parabéns sim senhores governadores, é assim que se faz! Numa democracia de verdade.

  5. Christian
    Christian

    Parabéns Governadores.
    Vocês são inegavelmente “GENTE COMO A GENTE”

  6. Celso Iazzetti D Elia
    Celso Iazzetti D Elia

    Livrem a Palestina da opressão dos terroristas do Hamas e dos idiotas uteis mundo afora.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade