O governador Tarcísio de Freitas e o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, pediram ajuda a representantes do setor hoteleiro do Litoral Norte durante reunião nesta sexta-feira, 24. A ideia é viabilizar uma parceria para que a rede de hotéis e pousadas da região receba os desabrigados pelas tempestades que atingiram o local durante o Carnaval. Atualmente, existem 4 mil desalojados pela tragédia.
O setor hoteleiro
Ficou estabelecida a criação de uma comissão de trabalho conjunto entre Prefeitura, Estado e representantes do segmento. Serão analisados os modelos de parceria, a quantidade de leitos e, também, a definição de valores pelo uso da rede hoteleira. A ideia é que cada estabelecimento forneça também três refeições por dia às vítimas: café da manhã, almoço e jantar.
Os desalojados pelas chuvas
Tarcísio pediu que os desabrigados fiquem nos hotéis até a Páscoa, quando estarão prontas as primeiras “vilas de passagem”, moradias provisórias que serão construídas para abrigar os desalojados antes de seguirem para residências definitivas. “Vamos transformar o Litoral Norte num modelo para todo o Brasil”, afirmou o governador. “Não sou eu que preciso de vocês. São aquelas pessoas que enterraram parentes que precisam. Precisamos pensar neles agora. Porque, no fim, todo mundo precisa da mão de obra deles, do apoio deles”.
Existem dois tipos de ocupação nas cidades litorâneas, mostrou a reportagem de capa da mais recente edição da revista Oeste. No primeiro, em relevos planos, há majoritariamente casas de veraneio. No segundo, por sua vez, as construções estão nas encostas, onde há maiores riscos. É nessas áreas que os prestadores de serviços instalam suas residências, visto que os custos são menores. Foram eles as grandes vítimas das tempestades do carnaval.
Eduardo Hipólito do Rego, ex-secretário do Meio Ambiente de São Sebastião, contou que as invasões das encostas dos morros ocorreram depois da construção de condomínios luxuosos. “Ou seja, gente de alto poder aquisitivo se instalou e precisou cada vez mais dos serviços prestados por quem se dependura nas encostas da Serra do Mar”, afirmou. “O litoral norte é um terreno fértil para ocupações desordenadas”.
Desde que ocorreram as tragédias, Tarcísio transferiu provisoriamente seu gabinete para o Litoral Norte. O governador propôs, entre outras medidas, aprimorar o sistema de alertas via SMS; instalar novos radares meteorológicos em zonas de risco; capacitar municípios para enfrentar problemas climáticos; treinar a Defesa Civil; e realizar obras estruturais nas rodovias.
Ver essa foto no Instagram
Leia a reportagem completa: A mais previsível tragédia
O Tarcísio vem ai..
Não teria sido muito mais barato para a população de todo estado , se as prefeituras, ao sinal da primeira ocupação irregular, fosse ao local e impedissem?
Se isso fosse feito não haveria tempo da esquerdalha se alvoroçar, correndo atrás de voto..
Prefeituras façam seu trabalho e não precisaremos mais pagar a conta da sua incompetência.
Voce so se esquece que aquela regiao sempre foi governada pela direita. Atualize seus comentarios.
*O PORÃO*
Não, definitivamente não… não queríamos passar por isso, adiamos o quanto foi possível, até demais, mas quando soa o relógio sagrado do tempo das coisas, não há muito o que fazer. Chegou a hora da *faxina no porão*.
Descendo as escadas, ao se abrir a porta e deixar o primeiro raio de luz entrar, é assustador ver tanta poeira, teias de aranha, ratos e baratas fazendo a festa.
“Luz começando a invadir a sombra”: é exatamente este momento nacional que estamos vivendo. Analisando desta perspectiva constatamos que não teria o menor cabimento a reeleição do Bolsonaro. Também não faria sentido aplicar o Art. 136 ou 142 da CF, para evitar o desastre que a passos largos se aproxima.
Obedecendo à inexorável e perfeita cronologia do Universo e da Vida, teríamos sim que passar por tudo isso e um pouco mais. Precisaríamos descer ao porão da pátria amada, para que *TODOS* constatassem com seus próprios olhos a absoluta sujeira entranhada na turma que está, com afinco e rapidez, se esforçando para destruir a nossa nação.
É óbvio demais, mas todos, como São Tomé, precisaríamos *ver* (incapacidade, corrupção, conchavos, escárnio, censura e abuso) *para crer* que bandidos e criminosos não se regeneram com o passar do tempo, apenas ficam mais velhos… e mais nocivos.
Do ponto de vista de um processo de limpeza, tudo o que está ocorrendo de trágico está absolutamente correto. Provavelmente a imundície terá que ficar ainda mais visível e deverá produzir mais alergias, incômodos, doenças ou até óbitos.
*P.:* Quanto tempo levará essa bagunça?
*R.:* O tempo necessário para a maioria do povo entender que, de bandidos, só podemos esperar mentiras, crimes, roubos e assassinatos.
A visão do porão imundo e pestilento não poderia ficar restrita a alguns. Para evitar controvérsias, para atenuar a discórdia que tem separado familiares, amigos e irmãos, para que o povo possa alcançar a paz, seria imperioso acontecer o que está acontecendo, a sujeira precisaria ser esfregada na cara de *TODOS*.
Por ora, rendamos graças a *DEUS* que, no comando de todas as coisas, está proporcionando ao povo brasileiro a oportunidade abençoada de olhar a verdade nua e crua. É impossível começar uma faxina sem que primeiramente tenhamos a exata noção do que precisa ser limpo.
Desconheço a autoria.
Infelizmente está demonstrando a sua eficiência, frente a uma prevista catástrofe. E está construindo pontes.
Seu CRIADOR O MESSIAS, tbm ensinou-o a ser resiliente.
Futuro presidente do Brasil?
Não.
Ninguém governará esse PAÍS, sem o POVO ordeiramente, continuar sua MISSÃO construída nas ruas e praças da Nação desde 2013.
Sem resolver as pautas mais urgentes, sem chances de,se governar o país. As orcrims militares, políticas e o crime organizado, não deixarão homens de bem cuidarem da COISA PÚBLICA.
Prisão em segunda Instância.
PEC da bengala
Fim do foro privilegiado
Impeachement de ministros de stf.
Respeito à constituição, para torná-la cidadã.
CPI do imbroglio que foram as eleições prá se desqualificar o MESSIAS.
SEM SOLUÇÃO DESSAS BRONCAS, O PAÍS CONTINUARÁ SENDO A banania.
Essa é a essencia do povo brasileiro, vamos anular os comunistas e resgatar o nosso Brasil. Ideologias a parte e que o povo seja atendido como merece. Nao tenho duvidas que muitas opositores ja estao planejando como irao derrubar esse Governador, que esta naturalmente mostrando que é o politico que desejamos. Nao tem como nao encher os olhos de lagrimas, quando vemos as fotos das pessoas no meio da lama, chorando pelos mortos e nao tenho duvidas que a familia dessas vitimas tem o mesmo valor que os meus seres queridos. O Brasileiro sempre foi criativo e solidario, nao vamos permitir que o odio e a maldita politica dominada por impostores e corruptos destrua o VALOR DO POVO BRASILEIRO.
Parabéns ao governador Tarcísio. Parabéns aos voluntários e prefeitura de São Sebastião.
Porém, lendo o artigo, a gente depara com aqueles “erros” que nos deixam consternados.
Se, por exemplo, a prefeitura permitiu às classes abastadas as construções de imóveis de luxo (todo bom investimento no município deve ser promovido) e não administrou o processo que implica no aumento da população do município por parte da atração de emprego, então houve erro aí; erro pelo não planejamento desse aumento populacional e dos novos acentamentos (regularização feita pela prefeitura das novas residências que estavam sendo construídas pelos operários e que não poderiam se dar nas encostas).
Em outras palavras, e que valha para o futuro de todas as cidades, é uma questão de um bom planejamento urbanístico feito pelas prefeituras que vai determinar o grau de saúde do município.
Acredito na competência do Tarcísio, fara um bom trabalho . O q o Alckmin foi fazer hj nas áreas atingidas, foi goverrnador por 1 década e nada fez. Fora oportunista.
As invasões de áreas de risco ou de proteção ambiental são de responsabilidade de todos: prefeitura que não proibiu e retirou, governo do estado responsável pela área ambiental , construtores que fazem muitas vezes sem projeto e aprovação, e lógico a população que in ade sem escrúpulos. Isto ocorre em todo o Brasil, começam construções, vem os operários, acaba a obra e os migrantes se arrumam invadindo. Cultura nossa. Tem que evitar este problema na raiz
Minha torcida é para que o Tarcísio faça um ótimo governo em SP.
Essa empreitada das chuvas em SP não estava no programa, mas ele fará de tudo para resolver isto e voltar a concentrar-se no governo de seu Estado.
Bolsonaro se quiser ficar em liberdade permaneça no estrangeiro..Aqui será preso , mártir não o credencia para se candidatar em 2026.Perdeu capital político ao ir para os States e deixar a patriotada literalmente na rua da amargura.
Tarcísio tenta construir sua plataforma pra as eleições em 2026.Isto se chegarmos lá.! Agora é fazer o impossível pra socorrer os desabrigados pela chuva, sempre: incompetência do Estado que s atribui à natureza essas tragédias.
O Tarcísio tem que se cuidar pois, tem um ex governador já fazendo de tudo para aparecer na mídia como se as idéias fossem dele.
Tarcísio, como sempre, muito competente! São Paulo vai crescer muito com você na liderança. Parabéns pelo trabalho!
Futuro vice do Bolsonaro26
Tarcísio foge do bolsonaro igual o diabo foge da cruz. Ele sabe que bem sntes de 2026 o micto vai ser hóspede da papuda