O teaser do filme Barbie — primeiro vídeo a apresentar o live-action — está na mira do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).
O motivo é a exibição de bonecas bebês sendo quebradas, depois que a Barbie aparece. O jornal Valor Econômico divulgou a informação na quarta-feira 5.
Barbie estreia na quinta-feira 20 no Brasil. O Conar recebeu denúncias sobre o teaser, e uma representação ética contra o anúncio de lançamento do filme foi aberta na quarta-feira.
A representação vai verificar se o filme está em conformidade com as recomendações da Seção 11 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. O código descreve as regras para as produções de publicidade direcionadas às crianças e aos jovens no Brasil.
“Entre as regras, é preciso que esses anúncios respeitem as características psicológicas das crianças; respeitem a ingenuidade; não as ofenda e assegure a segurança e as boas maneiras delas”, diz a reportagem. O prazo para os primeiros desdobramentos do processo é de 40 a 45 dias.
Leia também
Teaser de Barbie pode ser suspenso pelo conselho
O teaser de Barbie pode render advertência à distribuidora, suspensão da veiculação e recomendação de alteração de conteúdo pelo conselho. Por ser uma obra artística, o filme em si não será afetado pelo processo: ele está fora do alcance do Conar.
O Ministério da Justiça, por sua vez, ainda não definiu a classificação indicativa do filme no Brasil. Nos Estados Unidos, Barbie levou a classificação indicativa de “apenas para maiores de 13 anos”.
“Desde o início dos tempos, desde quando existem meninas no mundo, sempre existiram… bonecas”, começa o vídeo. “Mas as bonecas eram sempre bonecas bebês. Até que…”, e, em seguida, aparece a Barbie, boneca que já era uma mulher e revolucionou a indústria de brinquedos.
A partir daí, uma das meninas do teaser se cansa de suas bonecas bebês, que passam a ser quebradas — uma delas é jogada para o alto e introduz o nome “Barbie” no vídeo.
Bobagem… só fizeram uma referência a “2001, uma Odisseia no Espaço”. O Mundo tá chato demais.
Que coisa violenta! Pessimo!
Amei o teaser! Barbie é um clássico e esse povo lacrador precisa de camisa-de-força.