O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta laranja de tempestade na Região Sul do Brasil para esta quarta-feira, 22. As fortes chuvas devem atingir todo o Estado do Paraná e Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul, com ventos de até 100 km/h.
Segundo o Inmet, a região pode sofrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 e 100 mm/dia. Além disso, o Sul deve ter ventos intensos e queda de granizo. O alerta inicia a partir das 15 horas e segue até as 22 horas desta quarta-feira.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Há riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos. As áreas que devem ser afetadas pela tempestade são os Estados do Paraná e Santa Catarina, além de toda a região norte do Rio Grande do Sul, iniciando na região metropolitana de Porto Alegre e Santa Maria.
As principais cidades afetadas são Florianópolis, Curitiba, Caxias do Sul, Joinville, Maringá, Londrina, Cascavel, Blumenau, Itajaí, Chapecó, Passo Fundo, Novo Hamburgo e Santa Cruz do Sul.
Inmet passa orientações sobre tempestade
O instituto orienta os moradores a procurarem abrigos seguros durante as chuvas e ventanias. Em caso de rajadas de vento, a instrução é evitar ficar debaixo de árvores ou próximo de torres de transmissão e placas de propaganda.
Leia também: “Saiba como vai ser o clima no Brasil nas próximas duas semanas”
O órgão também instrui os moradores a desligarem os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Caso tenha alguma emergência ou queira mais informações, a população deve acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros, por meio do 193.
Leia mais: “Rio Grande do Sul confirma mais uma morte por causa das tempestades”