O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira, 27, um alerta laranja para a região Sul do Brasil. Isso significa chuvas intensas. Estão previstos volumes expressivos de água nas próximas 24 horas, acompanhados de ventos intensos e queda de granizo.
O alerta abrange o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A previsão é que a chuvas ocorram até o início da noite desta terça-feira, 28.
De acordo com os meteorologistas, está previsto um volume de água de até 100 mm por dia. Os ventos podem variar entre 60 e 100 km/h.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O Inmet alerta para o risco de corte de energia elétrica, estrago em plantações, queda de árvores e alagamentos, sendo as áreas produtoras de agronegócios as mais afetadas.
Apesar de o aviso abranger um período de 24 horas, de acordo com as previsões do Inmet, as chuvas devem continuar durante a semana no Sul do país.
O Rio Grande do Sul, a expectativa é de volumes ainda mais significativos, ficando entre 60mm e 90mm até esta quarta-feira, 29.
As chuvas deverão dar uma trégua na Região Sul a partir desta quinta-feira, 30. Mas por pouco tempo. Já no sábado, 2, um novo sistema deve avançar pela região, devolvendo as áreas de instabilidade.

Outras regiões do Brasil também começam a semana com alerta de chuva
O alerta também foi emitido para o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil neste início de semana. Essas regiões poderão ter chuva entre 20 e 50 mm/h, com ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Também há previsão de queda de granizo.
Para o Centro-Oeste e Sudeste o risco de queda de energia elétrica, estragos em plantações, queda árvores e alagamentos é baixo.
Segundo os meteorologistas, o leste do Amazonas, o oeste e o sul do Pará, o Amapá e o oeste do Tocantins, terão chuva frequente. São esperadas fortes pancadas acompanhadas por raios e trovoadas também em outras regiões.
Cuidados durante os temporais
A Defesa Civil destaca a importância de, em caso de rajadas de vento, os pedestres evitarem se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas.
Os motoristas também devem ter precaução, evitando estacionar os veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Recomenda-se que, sempre que possível, as pessoas desliguem os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante os temporais.
Em caso de emergência, o telefone da Defesa Civil é 199 e do Corpo de Bombeiros é 193.