A liderança dos Testemunhas de Jeová no Brasil solicitou que seus fiéis evitem fazer doações diretamente às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Em vez disso, recomendam que as contribuições sejam feitas via Pix da igreja.
O documento orienta: “Se a sua congregação ainda não foi convidada [a ajudar], pedimos que não façam arranjos pessoais para enviar doações”.
Também é desaconselhado que os fiéis iniciem ou participem de vaquinhas virtuais, porque “a intenção pode ser boa, mas nunca se sabe quem está por trás disso e se os valores arrecadados serão realmente enviados”.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Apenas as congregações de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul foram convocadas para auxiliar no envio de doações. O documento menciona que aproximadamente 2 mil fiéis afetados pelas enchentes já recebem assistência. Além disso, recomenda-se que os fiéis aceitem apenas a ajuda proveniente de programas do governo federal.
O que alegam as Testemunhas de Jeová
A liderança instrui seus anciãos — responsáveis pela administração das congregações — que a assistência em desastres deve ser “bem organizada e coordenada de modo eficiente”.
Os Testemunhas de Jeová se consideram cuidadosos no uso dos donativos, para evitar “duplicação de esforços, confusões e desperdício de dinheiro e de materiais, situações comuns quando os irmãos agem por conta própria”.
Leia também:
Ao ser consultado, o Departamento de Informações ao Público (DIP) dos Testemunhas de Jeová relatou que, no início das enchentes, vários meios de comunicação alertaram sobre golpes financeiros e fake news relacionadas à ajuda aos refugiados.
“Nesse contexto, nosso objetivo é alertar e orientar aqueles que desejam oferecer ajuda humanitária de maneira organizada”, explicou a instituição. “Naturalmente, cada Testemunha de Jeová tem a liberdade de decidir se e como irá apoiar campanhas de ajuda humanitária, independentemente da forma como são realizadas.”
A manchete foi sensacionalista, eles estão cuidando da própria comunidade para não cair em golpes ou manipulações(vide a Janja e outros usando doações alheias para propaganda pessoal). Ao ajudar os fiéis atingidos a Igreja também estará ajudando o RS.
Temos que ter o cuidado para não entrar na paranoia.. talvez a intenção das testemunhas de Jeová seja aconselhamento prudente..
Não se enganem, já fui dessa religião por 10 anos. Eles só se importam com os deles.
Oeste tá na hora de expor os casos de abusos sexuais por parte dessa seita
Temos que ter o cuidado para não entrar na paranoia.. talvez a intenção das testemunhas de Jeová seja aconselhamento prudente..
Essa manchete sensacionalista, e desnecessária não condiz com as publicações da Oeste, ja passou da hora de excluir a mesma.
Pelo título, a primeira impressão é falsa, é de que as testemunhas são contra doações.
Nota: não sou testemunha de Jeová.
Não sou membro dessa instituição religiosa mas achei a manchete forçada. Lendo a matéria fica claro qual a verdadeira preocupação da igreja, prevenir que seus adepuos caiam em golpe.
A manchete forçou a barra. A Oeste não precisa desses artifícios
Nesse contexto, nosso objetivo é alertar e orientar aqueles que desejam oferecer ajuda humanitária de maneira organizada”, explicou a instituição. “Naturalmente, cada Testemunha de Jeová tem a liberdade de decidir se e como irá apoiar campanhas de ajuda humanitária, independentemente da forma como são realizadas.”Este comentário desdiz tudo que vocês falaram no título da matéria.
Só grande admirador de vocês, mas esta manchete de vocês está totalmente errada,eu conheço esta religião e seus ensinamentos.
Excelente iniciativa! Ainda mais com esse governo que “cuida” do povo.
Preocupação necessária, visto o grande número de pilantras aproveitando da atual situação de nossos irmãos no sul.
Título sensacionalista e fora do contexto, isto pode direcionar detrair a honra das pessoas, sem motivo algum. Estou profundamente decepcionada com a Oeste.
Quanto a aceitar ajuda financeira do governo, estão inclusos os programas sociais e programasse emergenciais tipo liberação do FGTS, seguro desemprego e programas via CEF. Apenas isso, nada mais.
Procurar organizações sérias, entendo, agora, achar que o governo é o mais sério e organizado, isso é bricadeira, né?
Por que só aceitar ajuda do Governo Federal?
E o pior, pelo que estou vendo, é que tem gente que não leu o artigo e já está julgando… Oeste, não comece a usar dessa estratégia para ganhar “Cliques”.
lamentável a revista Oeste colocar uma chamada sensacionalista como a velha midia , que ela tanto critica, faz.
Concordo
De fato título sensacionalists com meia verdade. Não coerente com os princípios da própria revista. Por favor retratem-se. Perder a credibilidade é bem mais fácil que conquista-la. Cuidado
Acredito q os irmãos do Paraná e RS estão cuidando pessoalmente de tudo inclusive limpeza e reconstrução das casas, os Testemunhas de Jeová não precisam de divulgação de suas ações, tenho certeza q todos irmãos de outros países já enviaram para que todo auxílio fosse fornecido aos voluntários, inclusive argentinos e uruguaios, podem conferir nos Salões do Reino!
Título nada a ver! Trocar o título de forma urgentíssima! Da forma que está é completamente uma inverdade!!
Nossa que gente é essa? A quem essas pessoas seguem? Em q mundo vivem? Isso entregue td ao governo federal? Pobre povo mal informado.
Pois é, essa parte entregou.