A Folha de S.Paulo criou o “Comitê de Inclusão e Equidade” para analisar textos sobre racismo. Composto por 17 jornalistas da redação, o colegiado tem o objetivo de “embargar textos para poderem ser lidos por mais pessoas e aprimorados” antes da publicação. O jornal fez o anúncio na sexta-feira 13.
Segundo a Folha, a iniciativa se deu em virtude do artigo do antropólogo e escritor Antonio Risério. No texto, Risério argumenta que negros também cometem racismo contra brancos. À época, um grupo de jornalistas da redação redigiu um manifesto criticando o artigo e pedindo a cabeça do antropólogo.
“O comitê atuará dentro e fora das editorias do jornal com o objetivo de sugerir e desenvolver projetos que tornem a Folha mais inclusiva e equânime quando o assunto é raça, cor, etnia, gênero, orientação sexual, classe e pessoas com deficiência”, explicou o jornal, em seu site.
O grupo que pediu a criação do comitê admite que pressionou o diretor de redação, Sérgio Dávila, para que ele reveja a posição da Folha sobre cotas raciais. Atualmente, o jornal se manifesta contra. Dávila disse que “todas as opções estão sobre a mesa no momento”. O comitê terá ainda o poder de vetar textos sobre racismo, ainda que o diretor de redação permita a sua publicação.
Integram o “Comitê de Inclusão e Equidade” 12 jornalistas negros e 5 brancos, sendo que 11 são mulheres e seis são homens, sendo um deles transgênero e uma travesti. O grupo se reúne trimestralmente com Flavia Lima, secretária-assistente de Redação e “editora de diversidade”, que encaminhará as demandas à direção.
O líder do comitê, Matheus Moreira, é autor do blog Vidas Negras Importam. No ar desde 2021, o site publica “notícias sobre a luta por direitos dos negros”.
Leia também: “A esquerda sempre foi adepta do regime ditatorial”, entrevista com Antonio Risério publicada na Edição 106 da Revista Oeste
Estamos ferrados!
Você tem toda liberdade para pensar o que bem entender, desde que concorde comigo.
Essa é a “pluralidade de ideias” dessa gente.
São autoritários até a medula.
Tanto faz
A decadencia do jornal reunida neste comitê! Há Muito tempo, mas muito tempo, que não leio nada da folha.
Até algum tempo atrás, o filho de um certo presidiário limpava o zoológico e hoje é um “empresario” de sucesso… Luiz Frias, de “empresário” de sucesso (ou construído da herança do pai…) passou a criar “zoológicos” em suas empresas com representantes das mais diferentes “espécies”….
A foice ( folha ) de São Paulo, não passa de de um folhetim agonizante , a serviço da esquerda !!!
Lixo satanico!
cara , ainda existe a foice de sp ? , lembro que se usava muito para forrar gaiolas , enrolar peixes , , etc….
Folha kkkkk folhetim decadente
Isto acontece em país comunista. Conselhos e comitês para dar um “ar democrático”…. Que coisa. Lixo.
Não sei como ainda existe uma bolha que lê esse jornal.
Eles caíram em tal descrédito que suas assinaturas e acessos é uma caricatura do que foi o jornal no passado. Mas vcs veem que continuam com um corpo de jornalistas bem pagos para continuarem com as mentiras. De onde vem o $$$$$? É que deveria ser investigado se a justiça funcionasse.
Não é um jornal é plataforma política financiada.
Verdade. A defesa do petismo e do indefensável, torná-se, em alguns casos, no mínimo suspeito. Há anos falo isso.
Quando uma empresa como essa perde a sua credibilidade e deixa de fazer jornalismo para fazer publicidade disfarçada de jornalismo, penso que está na hora de pegar seu banquinho e sair de mansinho ou fazer demência de que nunca existiu. Nunca imaginei que viveria para ver a velha mídia perder seu valor e sua história. FSP, shame on you! Nada mais lhe resta!
Moraes diz que “internet deu voz aos imbecis” e que Judiciário “não vai se acovardar”
O careca ridículo, após ter dito isto sobre imbecis, deveria ser o 1º a ser banido das redes. Pois ele tem se mostrado ser o imbecil maior deste país. Culpa do vampiro corrupto que o indicou ao STF. Aliás, STF transformou-se numa verdadeira latrina e órgão supremo de ilegalidades e corrupção. Quebrem os sigilos bancários e telefônicos desta laia, e o Brasil saberá com quem está lidando.
Quando aparece alguém, em um jornal esquerdista, querendo dizer verdades, logo arranjam uma forma demagoga e incoerente de silencia-lo.
“Demagogia e incoerência são marcas registradas do socialismo/ comunismo”.
Ministério da verdade do bem. MIDIA PORCA CORRUPTA
“Comitê de Inclusão e Equidade”=Censura prévia.
Atrás de um nome pomposo sempre há objetivos escusos.
Os checadores da folha, só podem escrever o que eles acham certo! Já viram né? Só é ra#i$mo o que eles dizem que é 🤔🤢
A “fóiarada” reforça sua autodecadência reforçando odientos conteúdos “politicamente corretos” a soldo da esquerdalha globalista daqui e dalhures. Vade retro !
Esse pasquim não tem nenhum compromisso com a verdade.
Não leio o citado panfleto.
A Folha não faz jornalismo há anos…
É o viés do politicamente esquerdopata, incorreto. Só vale para um lado,triste pasquim.
Quem lê essa merda?
Então um tal jornalista ousou dizer o óbvio, que na condição humana, o ódio pode surgir na forma de racismo indiscriminadamente, tanto de de negros contra brancos quanto de brancos contra negros. E a Folha logo se remoeu, afinal essa tese não agrada os objetivos de uma certa agenda progressista, que é a essência da luta política esquerdista. tem nas causas identitárias, feminismo, racismo, lgbt
Mesmo os “wokistas” precisam de um sono reparador ou o ativismo levará o tablóide a um coma profundo.
A “fóia” alimenta flagrante autodecadência robustecendo odientos conteúdos “politicamente corretos” a serviço da esquerdalha psicopata.
Estou me repetindo, mas se a Raposa falasse ela diria:”Podem me entregar o galinheiro que eucuidarei muito bem das galinhas, se necessário, com minha própria vida”. Emminha opinião o racismo e a injúria racial são coisas deploráveis, mas quanto mais se falar a respeito,mais imbecís racistas vão aparecer. Tratar pessoas (qualquer pessoa) com respeito tem respeito como resposta. Vi isso nos EUA em “n” viagens que fiz, onde a pergunta mais comunm que ouvi foi “where are you from, sir? – de onde o senhor é?”
Antonio Risério falou corretamente. O racismo existe de negros para brancos também, assim como entre outras raças. O melhor e mais correto é dizermos etinias.
Não me faz falta nenhuma. Aliás, a não leitura desse lixo me poupa do estresse.
A Falha de São Paulo em seu movimento incessante de afastar seus leitores e se tornar um ex-veículo de informação.
O politicamente correto cala até quem tem o dever de falar, de pensar e principalmente de informar. Entramos na era da covardia frente ao cancelamento e a necessidade de cumprir o politicamente correto. Idiotas!
Por que será que estes movimentos acham que negros, gays precisam serem protegidos? Temos leis para protege-los! Nós somos humanos, ninguém é perfeito, por isso, existe negros que tem preconceito com brancos sim. Eu mesma conheci, ele dizia que jamais casaria com uma branca, isso é preconceito? Mas eu respeitei a opinião dele!
Ainda bem que eu não leio esse lixo de jornal, que é a Folha.