Uma torre de celular foi a origem dos sinais que afetaram os Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS) do Aeroporto Internacional de Guarulhos. A interferência provocou atrasos e cancelamentos de voos na última terça-feira, 3.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Esta é a segunda vez, em menos de uma semana, que o terminal registra problemas operacionais devido a falhas no funcionamento desse sistema, que serve como um GPS para os aviões.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que, durante a manhã, foram detectados “sinais interferentes” que comprometeram o funcionamento do GNSS. À tarde, técnicos da agência localizaram e desativaram uma torre de celular, o que acabou com a interferência.
“A equipe de fiscais esteve em fase de atuação e buscas para localizar a fonte da interferência e assim solucionar o problema”, informou a estatal em nota. “Na tarde de hoje, os fiscais encontraram a fonte de interferência, uma torre de celular. Os fiscais desligaram a torre e fizeram testes de medição. A interferência foi cessada.”
Companhias aéreas enfrentaram atrasos e cancelamentos no Aeroporto de Guarulhos
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a GRU Airport confirmou que algumas companhias aéreas enfrentaram atrasos nas decolagens. Porém, os sistemas de navegação aérea voltaram a operar normalmente desde o início da tarde.
+ PF investiga ataque hacker contra a corporação; STF e Anatel também foram afetados
A Azul informou que cancelou, devido a problemas no sistema de GPS do Aeroporto de Guarulhos, os voos AD4826 (Guarulhos−Curitiba) e AD2818 (Curitiba−Guarulhos). Outros voos partiram com atraso.
“Os clientes estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e terão reacomodação em outros voos da companhia”, disse a empresa.
A Gol Linhas Aéreas relatou “impactos pontuais” em suas operações na manhã de ontem devido à interferência no sistema GPS. A Latam informou que suas operações no terminal de Guarulhos já estavam normalizadas no começo da tarde.
“Algumas decolagens sofreram atrasos na manhã desta terça-feira, 3, devido a questões técnicas do aeroporto, fato totalmente alheio ao controle da Latam”, disse a companhia.
Incidente similar na semana anterior
Na quinta-feira anterior, 29, uma falha similar no sistema de navegação resultou em atrasos e cancelamentos de voos. A Anatel afirmou que as causas do problema foram sinais de radiofrequência, embora não tenha conseguido identificar a fonte na ocasião. A Força Aérea Brasileira precisou auxiliar nas investigações para tentar minimizar os impactos.