publicidade
Brasil

PF identifica mandante das mortes de Bruno e Dom

As investigações concluíram que traficante deu a ordem para o crime

Bruno Dom
As investigações da PF apontam um traficante como mandante dos assassinatos de Bruno e Dom | Foto: Reprodução/Divulgação

A Polícia Federal (PF) identificou o mandante dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, mortos no Vale do Javari, Amazonas, no início de junho do ano passado. As investigações concluíram que o traficante Rubens Villar Coelho, conhecido como Colômbia, deu a ordem para o crime. Ele está preso desde dezembro de 2022.

Segundo o superintendente da PF Alexandre Fontes, foram identificados vários indícios durante a investigação da participação de Colômbia como mandante do crime. Fontes disse que o conjunto probatório, formado por diversos laudos periciais, permitiu à polícia apontar o traficante como o mandante das mortes.

Receba nossas atualizações

“Temos provas que ele fornecia as munições para o Jefferson e o Amarildo, as mesmas encontradas no caso”, disse o superintendente da PF. “Ele pagou o advogado inicial de defesa do Amarildo”, acrescentou.

A PF finalizou a análise sobre a ocultação dos cadáveres e encaminhou relatório à Justiça Federal, com o indiciamento de cinco pessoas. Foi constatado o envolvimento de um adolescente no crime, o que levou também ao indiciamento dos demais envolvidos por corrupção de menores.

Antes, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou Amarildo da Costa Oliveira, Oseney da Costa de Oliveira e Jefferson da Silva Lima por duplo homicídio qualificado por motivo fútil e ocultação de corpos.

“Tínhamos anteriormente três nomes”, explicou o superintendente. “Identificamos o irmão do Amarildo, ele forneceu a arma de fogo. Ele vai responder por partícipe do homicídio.”

Segundo as investigações, o ex-servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) Bruno Pereira e Amarildo tinham alguns desentendimentos, devido ao envolvimento do assassino com a pesca ilegal na região. Os registros revelam que Bruno e Dom foram emboscados e mortos depois que Bruno pediu a Dom que fotografasse o barco dos acusados, porque queria provar a prática de pesca ilegal.

Bruno foi morto com três tiros — um deles pelas costas. Já Dom foi assassinado apenas por estar junto com Bruno no momento do crime.

Relacionadas

Leia mais sobre:

7 comentários
  1. Eurico Schwinden
    Eurico Schwinden

    Um episódio trágico com uma cobertura dita jornalística, lamentável, para não dizer, criminosa. E, usando o mesmo estilo nojento com que a ex-imprensa tratou o caso, vale perguntar: o assassino não foi mais um dos narcosocialistas soltos pelo Supremo?

  2. Edivani Eunice de Santana Teixeira
    Edivani Eunice de Santana Teixeira

    A polícia Federal precisa investigar o mandante da morte de Celso Daniel

  3. Luiz
    Luiz

    Bolsonaro deveria processar todos

    políticos
    artistas globais
    jornais

    sem exceção, esse povo precisa sentir no bolso.

    1. Edivani Eunice de Santana Teixeira
      Edivani Eunice de Santana Teixeira

      Se Bolsonaro fosse processar todos que ofenderam a sua honra e de seus familiares, ele ficaria milionário com indenizações. Quanta injustiça cometeram contra o Presidente Bolsonaro.

  4. Divino Souto De Paula
    Divino Souto De Paula

    Na época só faltou a mídia dizer textualmente que os crimes foram a mando do Bolsonaro…..lamentável o tipo de jornalismo que temos no Brasil….ainda bem existir a Oeste!

  5. Vinicius Massaia
    Vinicius Massaia

    Quando os tradicionais meios de comunicações perceberam que não tinha relação com “Bolsonarista” o caso perdeu o interesse e deixou de ser divulgado. Infelizmente quando há algum marginal, criminoso, bandido envolvido em algum caso cujo o viés é da esquerda, não se torna grave e perde o interesse jornalisto.

    E assim segue, Dorotthy Stang, Bruno, Dom… E a esquerda levando pautas ambientalistas sem punir os marginais.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.