Uma ovelha ficou presa em fios elétricos na cidade de Muçum, no Vale do Taquari, depois das inundações causadas pelas fortes chuvas provocadas pela passagem de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. A imagem que mostra a situação do animal viralizou na quarta-feira 6.
Moradores da cidade filmaram a ovelha — morta — pendurada em uma rede elétrica. A região ficou submersa e a tragédia mostra o nível em que a inundação chegou.
O rastro de destruição no Rio Grande do Sul registrou 37 mortes — com 14 mortes somente em Muçum.
Leia mais: Ciclone que provocou mortes no Rio Grande do Sul pode chegar ao Sudeste? Especialistas respondem
A Defesa Civil Municipal de Lajeado monitora a probabilidade de mais inundações em caso de eventuais novas chuvas. Além disso, o órgão mantém alerta para o nível do Rio Taquari, que transbordou nos últimos dias. Localizado no nordeste gaúcho, Muçum fica à margem direita do rio.
Segundo informações da emissora de TV CNN Brasil, o último boletim divulgado pelo órgão afirma que o nível da água começou a baixar na terça-feira 5, mas ainda segue em estado de inundação.
O ciclone extratropical já superou a maior tragédia natural das últimas quatro décadas no Rio Grande do Sul, quando 16 pessoas morreram em junho.
Previsão do tempo indica mais chuvas no feriado
A empresa de meteorologia Climatempo indicou que o tempo segue bem carregado em todo o Rio Grande do Sul. De acordo com a previsão do tempo, o Estado deve sofrer com mais precipitações até sábado 9. Conforme a meteorologia, são esperadas rajadas de vento de até 90 km/h.
Além do Vale do Taquari, região com mais mortes causadas pelas fortes chuvas, o norte gaúcho e a região serrana devem ter chuva na sexta-feira 8 e no sábado.
Auxílio para trabalhadores das cidades atingidas
A Caixa Econômica Federal liberou o saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade para trabalhadores das cidades atingidas por ciclone no Rio Grande do Sul.
A população desses municípios poderá realizar o saque calamidade de forma digital, por meio de celular, pelo aplicativo oficial do FGTS. Para quem preferir, contudo, é possível realizar a operação em alguma agência física da Caixa Econômica Federal.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou que vai direcionar recursos públicos para auxiliar na reconstrução de municípios do Vale do Taquari, região mais afetada pelas recentes tempestades.
O governador decretou estado de calamidade pública no Estado. Por fim, o governo gaúcho também cancelou os desfiles do 7 de setembro em todo o Rio Grande do Sul.
Leia também: Ciclone extratropical: veja a lista das 77 cidades mais atingidas no Sul do Brasil