A transmissão do coronavírus Sars-CoV-2 continua em queda, aponta o boletim do Observatório Covid-19. O documento é de autoria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os dados coletados no intervalo entre 10 e 16 de outubro mostram reduções de 4,8% na média diária de casos confirmados e de 3,6% na de óbitos.
Leia também: “A evolução da doença no Brasil e no mundo”, painel de Oeste sobre a pandemia
“De agosto em diante, houve uma aceleração da vacinação, que permanece com tendência de alta”, afirma o documento. “Os valores atuais de mortalidade se apresentam estáveis, em torno de 500 óbitos por dia, o que revela uma queda expressiva em relação ao pico observado em abril, quando foram notificados mais de 3 mil óbitos diários. Por outro lado, são valores ainda preocupantes, já que demonstram a permanência da transmissão e a incidência de casos graves, que exigem cuidados intensivos, e podem gerar milhares de mortes nos próximos meses.”
No período, o país registrou as médias diárias de 10,2 mil novas contaminações e de 330 óbitos. A publicação da Fiocruz ressalva que os resultados podem sofrer influência de eventuais falhas nos fluxos de dados nos sistemas para coleta de informação dos doentes.
“Isso se reflete na divulgação de um número abaixo do esperado durante algumas semanas, seguida de um número excessivo de casos, como aconteceu nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina no final de setembro, e no Ceará e Distrito Federal no início de outubro”, destaca o boletim.