Transmissão da covid-19 está em queda, aponta Fiocruz

Resultado se baseia em dados coletados entre 10 e 16 de outubro
-Publicidade-
Média diária ficou em 10 mil novos casos confirmados
Média diária ficou em 10 mil novos casos confirmados | Foto: Leandro Ferreira/Fotoarena/Estadão Conteúdo

A transmissão do coronavírus Sars-CoV-2 continua em queda, aponta o boletim do Observatório Covid-19. O documento é de autoria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os dados coletados no intervalo entre 10 e 16 de outubro mostram reduções de 4,8% na média diária de casos confirmados e de 3,6% na de óbitos.

Leia também: “A evolução da doença no Brasil e no mundo”, painel de Oeste sobre a pandemia

“De agosto em diante, houve uma aceleração da vacinação, que permanece com tendência de alta”, afirma o documento. “Os valores atuais de mortalidade se apresentam estáveis, em torno de 500 óbitos por dia, o que revela uma queda expressiva em relação ao pico observado em abril, quando foram notificados mais de 3 mil óbitos diários. Por outro lado, são valores ainda preocupantes, já que demonstram a permanência da transmissão e a incidência de casos graves, que exigem cuidados intensivos, e podem gerar milhares de mortes nos próximos meses.”

-Publicidade-

No período, o país registrou as médias diárias de 10,2 mil novas contaminações e de 330 óbitos. A publicação da Fiocruz ressalva que os resultados podem sofrer influência de eventuais falhas nos fluxos de dados nos sistemas para coleta de informação dos doentes.

“Isso se reflete na divulgação de um número abaixo do esperado durante algumas semanas, seguida de um número excessivo de casos, como aconteceu nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina no final de setembro, e no Ceará e Distrito Federal no início de outubro”, destaca o boletim.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.