Os agentes da Polícia Federal (PF) estão nas ruas nesta terça-feira, 18, em busca dos integrantes da quadrilha que troca etiquetas de bagagem nos aeroportos brasileiros para mandar cocaína para a Europa.
Os policiais cumprem 45 mandados judiciais, sendo 27 de busca e apreensão, dois de prisão temporária e 16 de prisão preventiva, nas cidades de Guarulhos e São Paulo.
Conforme a PF, entre os presos, estão executores de ao menos três tentativas de troca de etiquetas de bagagem nos aeroportos. Além deles, a corporação afirma, por meio de nota, que os mandantes do crime, responsáveis por inúmeros outros casos, também tiveram os mandados de prisão expedidos pela Justiça.
O grupo mandou para a Europa, por meio da troca de etiquetas de bagagem no aeroporto de Guarulhos, pelo menos 120 quilos de cocaína, segundo as investigações.
Leia também: Irmão de cantor sertanejo é preso por tráfico de drogas
As investigações
De acordo com a PF, em março deste ano, duas brasileiras ficaram 38 dias presas injustamente em uma cadeia de Frankfurt, na Alemanha.
A prisão aconteceu porque foi encontrada cocaína em malas que tinham os nomes de ambas. No entanto, a bagagem não era delas. Houve a retirada das etiquetas das malas regulares e sua colocação em malas que continham cocaína.
As investigações comprovaram essa troca de etiquetas. Por meio de outras diligências, a PF demonstrou a inocência das brasileiras, que, após o envio das provas às autoridades alemãs, foram soltas e retornaram ao Brasil.
À época, a própria PF do Aeroporto Internacional de Guarulhos identificou e prendeu os responsáveis que atuaram no aeroporto.
O caso gerou grande repercussão, e o aprofundamento das investigações levou a PF a identificar os mandantes do crime, bem como outros integrantes da organização criminosa, que também teriam enviado cocaína em outras duas oportunidades, uma para Portugal, em outubro de 2022, e outra para a França, em março deste ano.
Agora temos que tirar Foto de nossas bagagens antes delas serem despachadas para garantir que são nossas.
Não imagino o que é ficar preso durante 38 dias numa cadeia na Alemanha.
Vai prender….e depois vai soltar…..vida que segue…próxima música….