O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciaram nesta sexta-feira, 2, a parceria para a execução das obras do primeiro túnel imerso da América Latina.
Leia mais: Lula e Tarcísio lançam projeto de construção do túnel Santos-Guarujá
A obra, conforme informou o jornal O Globo, era esperada há mais de 100 anos e vai ligar as cidades de Santos e Guarujá. Será o primeiro túnel submerso da América Latina.
A extensão prevista é de 1,5 km, sendo que 870 metros passarão por baixo do canal que abriga o porto mais movimentado do Brasil. A travessia, informou o jornal, será composta por três faixas de rolamento por sentido. Uma delas será adaptável para receber o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de uma ciclovia e passagem para pedestres.
No total, serão seis módulos pré-moldados com concreto armado, a uma profundidade mínima de 21 metros. A construção deles será em uma doca seca, de onde serão transportados por flutuação até o local onde o leito do canal será preparado.
Leia mais: “Guarujá (SP) planeja cobrar taxa para turistas
Os módulos, então, serão imersos, encaixados e fixados para concluir a estrutura, sem interromper o tráfego de navios no canal.
Redução do tempo de deslocamento
A travessia completa, de carro, deve durar um minuto e meio. Com isso, o governo de São Paulo afirmou que o túnel vai reduzir o tempo de deslocamento entre as duas cidades em cerca de 50 minutos, desafogar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e liberar o canal do porto para uso prioritário de navios de carga e de passageiros.
A nova obra deverá reduzir em 70% a demanda da balsa da Ponta da Praia e em 53% a emissão veicular de dióxido de carbono.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O custo da obra, inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), é de aproximadamente R$ 5,8 bilhões e será financiado com recursos dos orçamentos da União e do Estado de São Paulo. Cada um, informa O Globo, arcará com 50% do valor previsto.
O plano é para que o túnel tenha um pedágio que custe o mesmo valor da tarifa das balsas que fazem a ligação entre as duas cidades: R$ 12,30 para veículos de passeio em dias úteis. Pedestres estarão isentos de cobrança.
Poderia sair de graça para os cofres públicos e o governo federal privatizasse o porto.
Obra nota mil se não ROUBAREM O DINHEIRO ou SUPERFATURA-LA;;;;
CORRIJAM A NOTICIA… TODOS SABEM QUE NÃO É O PRIMEIRO SUBMERSO DA AL!!!!
Este não é o primeiro túnel submerso da América Latina! Em 1969 foi inaugurado na Argentina um túnel sob o rio Paraná, ligando as províncias de Santa Fé e Entre Rios, com cerca de 3km de extensão!
Desde 1969 a Argentina tem um túnel submerso, sob o rio
O “CARA” queria fazer sozinho, mas Tarcísio não deixou. Agora Tarcisio para continuar sorrindo para o “CARA” tem que intima-lo para PRIVATIZAR o porto de Santos. Não da mais para ficar nas mãos de políticos.
Poxa, o Eurotúnel mede 50,45 km de extensão e une a cidade de Folkestone, no Reino Unido, a Coquelles, em Pas-de-Calais, perto de Calais, norte da França, de forma que esse nosso túnel submesrso é um ¨café pequeno” para o franco-britânico! O governador Tarcíso Gomes de Freitas é um homem de visão e São Paulo é quem tem ganhado com a sua excelente Administraçao! Parabéns futuro Presidente da República Federativa do Brasll!!!
Infelizmente o Lula conseguiu incluir o nome num projeto que foi promessa de campanha do Tarcísio.
Lula é um baita oportunista, que quís usurpar sozinho a ideia da construção do tunel Santos-Guarujá!!!! Vade retro!
Não foi só o nome, Elizabete. Antes dele entrar, a obra tinha uma estimativa de 2,5 a 3 bilhões de reais. Bastou o larápio entrar e o custo já subiu para 5,8 bilhões, ou seja, o custo dobrou!
Já existe há décadas um túnel submerso na Argentina. Esse não é o primeiro pois.
O pedágio de pedestre estará a cargo da bandidagem que nao medirá esforços para ficar no meio do túnel “arrecadando” a quantia.
Minha esperança é que o Tarcísio fique com a chave do Cofre e o controles das contas desta obra.
Pedágio com valores que não reflete a realidade, o governo federal politicamente entrou nessa empreitada por puro interesse politico, prioridade é ter moradias, metrô, e principalmete na saúde das três esfera de poder onde diariamente morrem dezenas de pessoas, todos pertencente as camadas sociais desfavorecidas, o governo federal enaltece como referencia o SUS mundialmente tratar seus nacionais com qualidade.
Estamos falando da importância econômica da obra, Antonio C. Lameira.
Tenho apenas uma dúvida: Qual construtora nacional está credenciada a executar uma obra, como disse a reportagem, pioneira na América Latina? Tenho visto vídeos de outras obras similares na Europa mas não é para tráfego de veículos mas para gasodutos e a grande dúvida é de como é feito o preparo do leito marinho para o perfeito encaixe desses caixões flutuantes sem que haja a menor infiltração. Seria a construtora NovoNor ( ex ODEBRECHT) a construtora com Know-How necessário para essa empreitada? he, he, he, he…(risada irônica)
Passei num túnel submerso na Argentina, cidade de Santa Fé, divisa província Entre Rios, sob o rio Paraná com mais de 2 km, portanto esse de Santos não é o primeiro túnel submerso da América sul, conforme comentado.
Por isso não, o túnel sob o rio Pinheiros, obra do tempo do Maluf é outro exemplo. O que a reportagem diz é que a técnica construtiva é que é pioneira na América Latina. Só isso.
O túnel era uma promessa de campanha do Tarcísio. Já tinha estudos projetos iria executar a obra. O Lula incluiu ” na marra ” a obra no PAC tentando excluir o Tarcísio assumindo ser o ” pai do projeto” que como toda obra do PAC ninguém sabe quando começa, se vai terminar e quanto custa.
O Tarcísio teve habilidade para recuperar o projeto . PARABÉNS GOVERNADOR.