Gilson Machado demonstra entusiasmo com retomada do setor no país
![turismo - gilson machado - embratur turismo - gilson machado - embratur](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2020/11/turismo-gilson-machado-embratur.jpg)
O setor de turismo é mais um a demonstrar crescimento depois de acentuada queda provocada pela pandemia da covid-19. E quem faz tal afirmação é o presidente da Embratur, Gilson Machado. Ele falou sobre o assunto na noite desta quarta-feira, 25.
Leia mais: “Projeto de lei incentiva turismo agrícola”
“O setor do turismo encontra-se em franca recuperação”, garantiu o executivo da Embratur, agência vinculada ao Ministério do Turismo, em entrevista a Os Pingos nos Is, programa da rádio Jovem Pan que conta com a participação de três colunistas da Revista Oeste: Augusto Nunes, Guilherme Fiuza e Ana Paula Henkel.
Segundo Machado, o segmento turístico brasileiro recuperou 88% de sua força no decorrer dos últimos cinco meses. Para a recuperação, ele valorizou o chamado turismo interno (ou doméstico). Isso porque garante que cerca de 13 milhões de brasileiros, com “alto poder aquisitivo” e acostumados a viagens para o exterior, começaram a investir em viagens nacionais — devido a regras de restrição impostas até hoje por determinadas nações.
Rival do agronegócio?
Gilson Machado aproveitou a entrevista para registrar que, em sua visão, o setor tem potencial para evoluir dentro da fatia econômica do Brasil. Para ele, o segmento — hoje detentor de cerca de 8% da economia do país — pode chegar até a 22%. “Podemos passar até o agronegócio”, comentou o presidente da Embratur.
Perda de faturamento
A afirmação de Gilson Machado vai na contramão dos dados divulgados pela FecomercioSP na última semana. Segundo a entidade comercial, o faturamento da área encolheu 44% de março a setembro deste ano (se o período é comparado com os mesmos sete meses de 2019). Conforme noticiou Oeste, isso representa retração de R$ 41,6 bilhões.
Mais: “Novo Embaixador do Turismo do Brasil promete ‘trabalhar pelo país mais lindo do mundo’”
Esse Presidente da Embratur quando fizer essas afirmações precisa apresentar os dados estatísticos das redes hoteleiras, restaurantes e comercio em geral ligados ao turismo, caso contrário essas noticias passam a sensação de especulações sem fundamentos baseados em dados consistentes .