A partir do próximo vestibular, detentos, ex-presidiários e refugiados terão direito a cotas para todos os cursos da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A decisão consta em resolução publicada no fim de junho pela faculdade. Conforme a USFB, é a primeira vez que uma instituição de ensino adota essa modalidade no país. As reservas valem tanto para o vestibular tradicional quanto para o Sistema de Seleção Unificada, que utiliza a nota do Enem. A pró-reitoria ainda vai definir os detalhes do processo seletivo e as regras da disputa por uma cadeira no ensino superior.
“Os ajustes surgem no sentido de fortalecer o papel da UFSB como instituição que valoriza e prioriza as políticas de ações afirmativas enquanto princípio — previsto, inclusive, no estatuto da universidade”, informou o centro acadêmico, ao anunciar a mudança. A UFSB já dedica entre 75% a 85% de suas vagas para cotas (o porcentual varia de acordo com o curso). A instituição de ensino reserva vagas para negros, pardos, indígenas, quilombolas, ciganos, pessoas com deficiência, mulheres, transexuais, travestis e transgêneros, além de “comunidades identitárias tradicionais”.
Quer saber mais sobre a crise na inteligência brasileira? Leia “A estupidez da linguagem neutra”, reportagem publicada na Edição 62 da Revista Oeste
É muita falta de respeito!
A Esquerda sempre à favor do bandido!
Estão usando a educação pública para reintegrar à sociedade aqueles que lhe estão à margem.
A ONU/UNESCO e diversas instituições pregam que a educação e o trabalho são os institutos mais eficazes para reintegrar o egresso à sociedade e REDUZIR A REINCIDÊNCIA.
O povo brasileiro agora pagando para estrangeiros estudar em universidades pública…. O PT continua dando prejuízos à nação!!! O próprio brasileiro não consegue vaga nas unicersidades pelo fato de ter vagas reduzidas para as cotas… agora as vagas seriam mais ainda reduzidas para dar lugar à estrangeiros…. Se fosse eu , entraria na justiça!!!
Com tanta cota disso e daquilo, a única categoria oprimida real é o cidadão comum.
Beleza. Chupa-Cabra agora vai poder estudar 📖🖍👹👍🏻
Que tal cota para pessoas normais?
Dentro de pouco temo ser normal será crime.
Isso só podia acontecer onde? Na Bahia, é claro! O que de se esperar de governo petista, apesar da universidade ser federal, imaginem como são as estaduais!