A “vaquinha” do auxiliar de lojista Marcos Vinícius de Souza Vasconcelos já alcançou R$ 90 mil. O jovem iniciou as arrecadações on-line na noite da quarta-feira 21, depois de perder os móveis em uma enchente que atingiu a Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ). Marcos virou “herói” ao salvar uma mãe e as gêmeas de 1 ano, que estavam presas dentro do carro, durante o temporal.
A enxurrada também causou a perda dos móveis do jovem e de seus familiares. Na “vaquinha”, ele esperava arrecadar até R$ 30 mil para recuperar os bens. Na própria quarta-feira, porém, o valor já passava da metade da meta. Até a publicação desta reportagem, 2,8 mil pessoas contribuíram com o valor.
Leia mais: “Número de mortos por enchente na Líbia pode chegar a 40 mil”
“Minha tia e meu pai perderam os móveis”, afirmou Marcos, no site da vaquinha. “Meu pai perdeu uma geladeira recém-comprada, nem pagamos todas as parcelas. Precisamos de ajuda para repor. Se não puder ajudar, tudo bem. Qualquer valor irá ajudar muito! Deus abençoe todos vocês.”
De acordo com Berlandia Mendes, mãe das gêmeas, ela conduzia o carro com as filhas no banco de trás, quando a correnteza começou a empurrar o veículo. Na ocasião, Marcos, que estava na porta de um ônibus de Nova Iguaçu, colocou um dos pés no pneu do carro para segurar o veículo e o outro na escada da entrada do ônibus.
Em seguida, ele abriu a porta e puxou as crianças. Depois, ajudou Berlandia a sair do carro e entrar no transporte público. O carro foi levado pela correnteza assim que as três vítimas conseguiram sair do veículo.
Jovem reencontra família que salvou de enchente em Nova Iguaçu
Na quinta-feira 22, Marcos Vinícius reencontrou a família que salvou durante a enchente em Nova Iguaçu. O jovem postou um vídeo nas redes sociais, em que mostra o reencontro com Berlandia. “Olha aí, pessoal, com quem estou?”, perguntou o jovem Marcos, na gravação, enquanto apontava para a mãe das gêmeas de 1 ano.
Saiba mais: “Alagoas: prefeita é criticada por fotos em enchente”
“Esse é o meu anjo, que salvou a minha vida”, respondeu Berlandia. “Deus enviou ele para salvar a minha vida e a vida das minhas filhas.” O marido de Berlandia e pai das meninas resgatadas, Jorge Leandro Mendes, também estava no reencontro. “Ganhei mais um filho, e ele, mais irmãs”, disse.
REENCONTRO
— DPFL NEWS ????????️???????????????????????????????????? (@AgenteDEL1984) February 22, 2024
????????????????????
Nosso Herói, Marcos Vinicius, reencontrou a família que salvou ontem na enchente em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense.
pic.twitter.com/LO7UpCXeZq
Colírio de amor para nossos olhos ainda nestee momentos de tanta roubalheira, falcatrua, acordos infames e desgoverno do Brasil!
O brasileiro é um povo bom, pena que estamos pragados com corruptos e ladroes no governo. Esse jovem tem a solidariedade e amor pelo proximo na alma. VAMOS LUTAR PELO NOSSO BRASIL, VAMOS SEMEAR A ESPERANÇA E O AMOR INCONDICIONAL PELO PROXIMO.
A sociedade está carcomida, mas também há exemplos para elogiar, esse jovem dentro do ônibus poderia ignorar a tragédia anunciada, sua iniciativa salvou três vidas, esse gesto já está fazendo um homem melhor . Quanto a família que o adotou como filho com duas irmãs que no calor das emoções falou, que não cesse essa gratidão.
Esse rapaz, sem pensar em qualquer recompensa ou fama, atuou de forma corajosa e solidária para salvar três pessoas que muito provavelmente morreriam no carro arrastado pela enxurrada. Nas entrevistas que foi quase que forçado a dar, deixou clara duas coisas: primeiro a sua humildade; e em seguida o quanto erramos por confiarmos muitas vezes em aparências e estereótipos.