A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está pedindo reforço de medidas não farmacológicas, como distanciamento, uso de máscara e higienização frequente das mãos em aeroportos e aeronaves, para retardar a entrada do vírus da varíola dos macacos no Brasil.
“A Anvisa mantém-se alerta e vigilante quanto ao cenário epidemiológico nacional e internacional, acompanhando os dados disponíveis e a evolução da doença, a fim de que possa ajustar as medidas sanitárias oportunamente, caso seja necessário à proteção da saúde da população”, informou a agência em nota nesta terça-feira, 24.
Desde o início do mês, ao menos 120 ocorrências da doença foram confirmadas em 15 países. O Ministério da Saúde instituiu uma sala de situação para monitorar o cenário no Brasil. Segundo o órgão, a medida tem como objetivo elaborar um plano de ação para o rastreamento de casos suspeitos e na definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença.
No domingo, foram registrados casos suspeitos na vizinha Argentina. A varíola dos macacos é uma doença original de roedores silvestres, mas isolada inicialmente em macacos. É frequente na África, mas de ocorrência muito rara em outros continentes.
Tudo o que se sabe até agora, publicado em canais do exterior, fala em transição por contato com físico com infectados. Ai vem a Anvisa e , usando a tal “ciência” e tira da cartola mascara em aeroporto. Não demora, Prefeitos e Governadores vão criar “comitês científicos” e irão começar a disputa do grande premio da insensatez, com a mesma patacoada de “salvar vidas”! E vai volta aquela farra, com gente vestida de astronauta palas ruas, enquanto a TV funerária volta à mil.
O mundo está cada vez mais chato… É muito mimimi e safadeza pro meu gosto… Coitada dessa geração…
O uso da máscara é para prevenir a prática de sexo oral? Ah sei, entendí.
Faz todo o sentido essa doença iniciar e se espalhar pelos países da Europa e não da África, continente rico e onde não tem macacos. Mas como o vírus (ainda!) não foi “saltado” para humanos, basta a Avisa exigir comprovante de vacinação dos macacos que viajarem para o Brasil ou alguns dia de quarentena em hotéis específicos.
Ora vão pentear macacos!
Doença antiga de baixa transmissibilidade sobre a qual há vasto conhecimento, remédios e vacina. Na Europa, onde tem casos, voos já são sem máscara. Esse almirante da Anvisa se acha… Adora aparecer!!
MEU DEUS!!!
COMEÇOU!!
É uma transmissão por TOQUE…ROÇA,ROÇA…CONTATO.
Mascara não serve pra absolutamente NADA.
É tipo uma DST, CLAMIDIA, Doença sexual……
PAREM DE CAUSAR PÂNICO seus desgraçados…fazem de tudo para ganhar dinheiro com o TERROR na sociedade né?!?! TUDO pelo “IBOPE”
Não é engraçado terem terminado com uma suposta pandemia e já estarem emendando em outra?
Só lembrando que o uso de máscaras e serviço de bordo, em aeronaves, recém voltaram a ser liberados…