A cidade de Bom Jardim da Serra, na região sul de Santa Catarina, teve frio intenso e sensação térmica de -26,9°C na madrugada da quinta-feira 11, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As medições foram realizadas por volta das 5h.
No vale do Caminhos da Neve, próximo a São Joaquim, a temperatura atingiu -0,9°C. Diversas regiões de Santa Catarina enfrentaram geadas intensas.
O Vale tem características que seguram o frio que se forma na região baixa, que está a 1.200 metros de altitude. O ar frio, sendo mais pesado, se acumula nas partes mais baixas, congelando o orvalho e criando o gelo.
Nas redes sociais, moradores compartilharam fotos e vídeos da geada.
O fenômeno é comum na Serra Catarinense. Em 18 de abril, a região amanheceu com geadas e temperaturas próximas a 0°C. A menor temperatura foi registrada em Bom Jardim da Serra, onde fez 1,95°C às 6h
Em Urupema, na Serra Catarinense, a temperatura chegou a 2,52°C às 6h. Nas proximidades do centro de São Joaquim, no vale Caminhos da Neve, havia uma fina camada de gelo devido à temperatura de 1,5ºC, ideal para formação de geada.
Geada também deve atingir o Rio Grande do Sul
O Inmet divulgou sete alertas climáticos nesta sexta-feira, 12. Os avisos, que abrangem áreas das cinco regiões geográficas do país, incluem fenômenos como geada, vendaval e chuvas intensas.
A geada, por exemplo, ficará concentrada apenas nas porções sul e oeste do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, o alerta vale para cidades como Bagé e Uruguaiana. De acordo com a previsão do tempo, a temperatura mínima pode chegar a 3ºC nessa parte do país. A situação representa risco leve para perda de plantações. O aviso vale até as 8h de hoje.
Contudo, a geada não é o único fenômeno climático a impactar a Região Sul. Segundo o Inmet, a onda de frio que teve início na quarta-feira 10 permanece ativa — e seguirá assim até a manhã deste sábado, 13.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste