No cenário internacional, a semana foi marcada por notícias da tensão entre Rússia e Otan em relação à Ucrânia. Mesmo sob pressão do Ocidente, exista o temor de que forças russas possam invadir o país vizinho, mesmo que o Kremlin diga não ter essa intenção.
No Brasil, os últimos dias foram marcados pela morte do escritor Olavo de Carvalho, aos 74 anos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) prestou homenagens e chegou a decretar luto oficial de um dia. Além disso, a decisão de Bolsonaro de não comparecer a um depoimento determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes segue repercutindo.
Mas qual foram as notícias mais acessadas pelos leitores de Oeste nesta semana? Veja as 5 principais:
1ª) Montadora chinesa abre fábrica no interior de SP
A montadora chinesa Great Wall Motors (GWM) anunciou, na quinta-feira 27, a abertura de uma fábrica para a produção de carros híbridos e elétricos em Iracemápolis, no interior de São Paulo.
O local, que antes abrigava uma fábrica da Mercedes-Benz — desativada em dezembro de 2020 —, receberá a maior operação da marca fora da China.
Com capacidade de produzir até 100 mil veículos, a expectativa é que a fábrica crie duas mil vagas de trabalho em três anos. O objetivo da montadora é se tornar um centro de exportação para a América Latina.
2ª) Conheça o aplicativo lançado por Bolsonaro
A internet ganhou na segunda-feira 24 uma novidade: um aplicativo lançado por Bolsonaro. Chamado “Bolsonaro TV”, o app propõe unificar as redes sociais de toda a família do presidente de modo a divulgar informações selecionadas.
Até a manhã de hoje, contudo, o app só reunia as publicações do presidente. Ao acessá-lo, é possível ver mensagens, vídeos e fotos publicadas nos perfis de Bolsonaro no Twitter, no Instagram, no Facebook, no YouTube e no Telegram.
O aplicativo lançado por Bolsonaro está disponível para usuários do Android e do iPhone.
3ª) Robinho não pode ser extraditado para Itália, diz desembargador
No domingo, primeiro dia da semana, Oeste publicou que o jogador Robinho, condenado a nove anos de prisão por estupro coletivo na Itália, não poderá ser extraditado para o país europeu.
Este é entendimento do ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e desembargador Ivan Sartori. A declaração foi dada em entrevista à CNN Brasil.
Embora não deva ser extraditado para a Itália, Robinho ainda pode cumprir a pena no Brasil.
4ª) Centro de Controle de Doenças dos EUA reconhece imunidade natural para covid
Um novo estudo divulgado na quarta-feira 19 pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos revelou que, durante a onda da variante Delta no país, pessoas não vacinadas, mas que sobreviveram à covid-19, estavam mais protegidas do que aquelas que foram vacinadas e não se infectaram anteriormente.
Os resultados obtidos pelo CDC mostram que a infecção prévia pelo coronavírus e a imunidade obtida pelas vacinas atuam em sintonia e contribuem para a imunidade de rebanho — quando o número de pessoas resistentes ao vírus atinge uma fração da população suficientemente alta para que o vírus não encontre outras suscetíveis à infecção.
5ª) Morre Olavo de Carvalho, aos 74 anos
O escritor Olavo de Carvalho morreu, aos 74 anos, nos Estados Unidos. A informação foi divulgada na madrugada de terça-feira 25 em suas redes sociais.
De acordo com a nota divulgada pela família, o escritor faleceu na noite de ontem. Ele deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos.
Logo após o anúncio da morte de Olavo de Carvalho, o presidente da República, Jair Bolsonaro, prestou condolências nas redes sociais.
Vc deve ser uma pessoa desinformada com tudo ,totalmente fora da sua realidade o cara esta investindo no Brasil de todas as formas agora roubar esta certo pra vc
Você compra um barbeador chinês e ele não dura um mês e você vai comprar um carro?
Isso eu tb posso desconfiar desta qualidade deste carro