O velório de Abilio Diniz, que morreu neste domingo, 18, ocorrerá das 11h às 15h desta segunda-feira, 19, no Salão Nobre do MorumBis. A equipe paulista era o time de coração do empresário.
A cerimônia será aberta ao público, mas o enterro de Abilio Diniz será reservado aos familiares.
“Um dos maiores e mais inovadores empresários do Brasil, Abilio sempre se guiou pelos valores que construiu ao longo de sua vida, pautada pela fé, pela disciplina, pelo amor à família e ao seu país”, diz a nota divulgada pela família do empresário.
A história de Abilio Diniz, um dos maiores líderes empresariais do Brasil
Abilio Diniz sempre teve muito gosto por competir. Para muitos que o conheceram, era mais que isso: um obsessivo. Ele já era um empresário conhecido, na década de 1960, quando passou a ser um dos principais pilotos dos tempos românticos do automobilismo brasileiro. Ganhou várias provas com um Alfa Romeo vermelho. Em 1971, foi vice-campeão brasileiro de automobilismo e eleito o Homem de Vendas do ano. Deixou o automobilismo, mas nunca deixou de competir, nos esportes e nos negócios.
Sua carreira de empresário começou em 1959. Abilio Diniz, o mais velho dos seis filhos do português Valentim dos Santos Diniz e sua mulher, Floripes, abriu com seu pai o primeiro supermercado Pão de Açúcar no Paraíso, em São Paulo, bairro onde passou a infância. Era na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, ao lado da Doceria Pão de Açúcar, que o português Valentim abrira em 1948. Valentim tinha chegado ao Brasil em 1929, e Abilio nascera em 28 de dezembro de 1936.
Leia também:
Abilio Diniz estudou no colégio Anglo Latino, fez o então segundo grau no Colégio Mackenzie e se formou em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas. Em 1965, foi para os Estados Unidos estudar marketing na Universidade de Ohio e economia na Universidade Columbia, em Nova York. Logo depois de sua volta ao Brasil, o Pão de Açúcar já era a maior rede varejista do país. Na década de 1970, com a aquisição da Eletroradiobraz, tornou-se a maior varejista da América Latina. Ajudando o pai, o Pão de Açúcar inovou ao criar os primeiros hipermercados do Brasil: duas unidades do Jumbo, uma em Santo André e outra perto do Aeroporto de Congonhas.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O grupo seguiu fazendo aquisições, comprando os tradicionais rivais Peg-Pag e Superbom. Nesta época já tinha negócios em Portugal e Angola. Eram os tempos do chamado milagre brasileiro. Ao contrário de outros empresários, que em meados dos anos 1970 começaram a pedir a abertura da economia brasileira, Abilio Diniz se manteve discreto, falando somente de negócios ou reclamando muito discretamente da inflação, que estava começando a ser um problema sério da economia e afetando a lucratividade do grupo.
A história completa de Abilio Diniz está disponível neste link.
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
virou santo!?
Tudo o que tocou deu merd@… é rico graças ao AVÔ!
em vida foi o grande patrocinador do PSDB e o teatro das tesouras… já foi tarde! e deixou os frutos podres … para o Bostil!