Uma diarista se tornou a vice-campeã brasileira de xadrez do campeonato nacional de 2021, enquanto trabalhava 12 horas por dia limpando residências. Cibele Florêncio tem 24 anos, é mãe solteira e nasceu em Macaíba, localizada 20 quilômetros a oeste de Natal, capital do Rio Grande do Norte.
Assim como a personagem da série O Gambito da Rainha, Cibele também começou a treinar ainda criança. Na época, o prefeito da cidade de Macaíba instituiu o ensino de xadrez no currículo das escolas públicas. Depois do primeiro contato com as peças, nunca mais parou de jogar.
“Cibele tinha muito foco e habilidade matemática de calcular e visualizar os movimentos futuros de seu oponente”, disse Máximo Macedo, presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, em entrevista concedida ao The Wall Street Journal. “Eu atribuo isso a algum tipo de mutação genética. Sua perseverança, porém, agora vem da educação.”
Para treinar, a diarista usava aplicativos, como o Lichess, para jogar contra adversários imaginários e acompanhar os campeões mundiais. Além disso, assistia a vídeos disponíveis sobre xadrez no YouTube.
Cibele só conseguiu participar da competição do ano passado, porque seus empregadores pagaram a inscrição, de R$ 30. Depois do campeonato nacional, a diarista também participou do Campeonato Mundial de Xadrez, realizado na Polônia, em dezembro do ano passado.
A enxadrista foi comparada pelos amigos a Beth Harmon, jogadora de xadrez da série O Gambito da Rainha (Netflix):
Entrevista da vice-campeã concedida à rádio 94 FM Bauru, em janeiro:
Cada um no seu quadrado. Lembra da música de Tim Maia….”pode tudo….só não vale”….então vamos respeitar e caminhar no amor não na imposição…
Quando os Cassinos forem aprovados essa guerreira pode arrumar uma boa grana.