Vice-campeã nacional de xadrez é diarista no RN

Cibele Florêncio ficou em segundo lugar no campeonato brasileiro de 2021, enquanto trabalhava 12 horas por dia. É comparada a Beth Harmon, da série O Gambito da Rainha
-Publicidade-
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma diarista se tornou a vice-campeã brasileira de xadrez do campeonato nacional de 2021, enquanto trabalhava 12 horas por dia limpando residências. Cibele Florêncio tem 24 anos, é mãe solteira e nasceu em Macaíba, localizada 20 quilômetros a oeste de Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Assim como a personagem da série O Gambito da Rainha, Cibele também começou a treinar ainda criança. Na época, o prefeito da cidade de Macaíba instituiu o ensino de xadrez no currículo das escolas públicas. Depois do primeiro contato com as peças, nunca mais parou de jogar.

“Cibele tinha muito foco e habilidade matemática de calcular e visualizar os movimentos futuros de seu oponente”, disse Máximo Macedo, presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, em entrevista concedida ao The Wall Street Journal. “Eu atribuo isso a algum tipo de mutação genética. Sua perseverança, porém, agora vem da educação.”

-Publicidade-

Para treinar, a diarista usava aplicativos, como o Lichess, para jogar contra adversários imaginários e acompanhar os campeões mundiais. Além disso, assistia a vídeos disponíveis sobre xadrez no YouTube.

Cibele só conseguiu participar da competição do ano passado, porque seus empregadores pagaram a inscrição, de R$ 30. Depois do campeonato nacional, a diarista também participou do Campeonato Mundial de Xadrez, realizado na Polônia, em dezembro do ano passado.

A enxadrista foi comparada pelos amigos a Beth Harmon, jogadora de xadrez da série O Gambito da Rainha (Netflix):

Entrevista da vice-campeã concedida à rádio 94 FM Bauru, em janeiro:

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.