O foguete da Coreia do Sul HANBIT-TLV foi lançado no domingo 19, do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O veículo levou a bordo carga útil desenvolvida 100% no Brasil em um voo que durou pouco mais de quatro minutos.
O lançamento do foguete a partir de Alcântara faz parte da Operação Astrolábio, resultado da parceria estabelecida entre a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e a empresa sul-coreana Innospace.
Essa é a primeira vez que uma empresa privada realiza essa atividade no Brasil. O lançamento marca um novo capítulo da atividade espacial no país. A partir desse lançamento, a expectativa é que o CLA passe a operar vários outros lançamentos comerciais que estão em negociação.
“O sucesso deste lançamento binacional, envolvendo o Brasil e a Coreia do Sul, ratifica que o centro está totalmente apto, tanto do ponto de vista técnico-operacional, quanto do ponto de vista administrativo, para realizar lançamentos de foguetes nacionais e estrangeiros em praticamente quaisquer épocas do ano, com precisão e segurança”, afirmou o brigadeiro Luciano Valentim Rechiuti, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. “O centro conta com equipes especializadas e altamente qualificadas, bem como infraestruturas e sistemas de preparação, lançamento e rastreio plenamente operacionais.”
Veja o momento do lançamento
A FAB, em parceria com a empresa sul-coreana @innospacecorp, realizou, hoje (19/03), às 14h52, o lançamento do foguete HANBIT-TLV, que transportou carga útil 100% brasileira. A Operação Astrolábio aconteceu a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. pic.twitter.com/ytyRlGyLue
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) March 19, 2023
O foguete sul-coreano HANBIT tem carga útil 100% brasileira. O principal diferencial do veículo é o emprego inédito da tecnologia de propulsão híbrida como combustível de foguetes nesta categoria. Além dessa tecnologia, o foguete utiliza um sistema de alimentação por bomba elétrica, ou seja, com propulsores à base de oxigênio líquido e uma mistura de parafinas, o que proporciona composição química estável, fabricação mais rápida e de menor custo
O veículo é equipado com a carga útil denominada Sistema de Navegação Inercial (Sisnav), desenvolvida pelos militares e profissionais civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço, o qual faz parte do DCTA.
O Sisnav é um experimento tecnológico brasileiro essencial para a navegação autônoma de foguetes, que pode permitir ao Brasil caminhar em direção à independência no desenvolvimento de veículos para lançamentos de satélites de todos os tipos.
O veículo não passa por áreas habitadas e os pontos de impacto do propulsor e da carga útil, que caem no oceano Atlântico, ocorrem a mais de 50 quilômetros da costa, não oferecendo perigo à população.
HANBIT-TLV gets back on the rails! New launch window set from March 7 to March 21.
Starting the new journey for the test flight of HANBIT-TLV powered by hybrid rocket engine from Brazil soil. The launch date and time will be decided in consideration of weather conditions. ☀️🚀 pic.twitter.com/ZbqwW4M9Cj
— innospacecorp (@innospacecorp) March 2, 2023
O Brasil é uma potencia aeroespacial. Está entre os 3 maiores fabricantes de aviões no mundo. Uma indústria que movimenta ao redor de US$ 20 bilhões e emprega mais de 18.000 pessoas. Uma parte considerável das aeronaves que fazem os voos domésticos nos EEUU é produzida pela EMBRAER. Além disso, o Brasil produziu o primeiro avião movido a etanol. Nosso país é mais que carnaval, mulher pelada e funk. Mas, temos o problema da corrupção. Ou acabamos com a saúva ou a saúva …
Bem que alguém poderia despachar alguns amiguinhos da suprema corte pra fazer uma visita ao espaço sideral.
O próximo a ser lançado será da Coréia do Norte em parceria com a socióloga do Ministério da Tecnologia. Será movido a carvão.