Na manhã da segunda-feira 17, uma equipe de pesquisadores encontrou um cardume de aproximadamente cem tubarões no litoral norte de São Paulo. A descoberta ocorreu no Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O instrutor de mergulho e fotógrafo Leo Francini compartilhou o registro do momento no Instagram. Ele afirmou: “A quantidade de tubarões avistados ao mesmo tempo foi impressionante”.
Assista ao vídeo
🦈 Mergulhadores nadam com cardume 'gigante' de tubarões no litoral de SP
— Portal Costa Norte (@costanortenews) June 20, 2024
Cerca de 100 tubarões foram filmados a 35 km da costa; animais avistados não são perigosos para humanos, diz oceanógrafo
📸: ICMBio Alcatrazes e Capitão Ximango pic.twitter.com/y2kSDMmRs6
As características geográficas do arquipélago, que incluem a confluência de duas correntes oceânicas e uma rica oferta de nutrientes, tornam o local um forte atrativo para os tubarões.
A área de conservação onde os tubarões foram encontrados é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que tem trabalhado para fortalecer a proteção dessa região.
Descoberta recente impressiona mergulhadores
Há cerca de três meses, mergulhadores avistaram 40 tubarões-martelo no litoral norte de São Paulo. Esse registro foi um dos primeiros indícios de que as condições de conservação da área protegida estavam favorecendo a presença desses animais.
Pesquisadores do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo relataram um aumento na observação de grandes grupos de tubarões no início deste ano. Especialistas consideram isso um sinal positivo para o ecossistema local.
Chama o Spielberg! Ele sabe lidar com isso.
aaafffff!!! Positivo pra quem!?!
Me convença pelo amor de deus.
As famosas TINTUREIRAS que dificultavam os fugitivos de ilha grande.