No Pantanal de Mato Grosso, uma onça-pintada se frustrou depois de confundir um tronco com uma presa. O responsável por registrar a cena foi o guia turístico Branco Arruda, que estava olhando o animal havia algum tempo.
O “ataque falso” ocorreu em Porto Jofre, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço, localizados a 104 e 121 quilômetros de Cuiabá.
Nas imagens, é possível ver que a onça-pintada se frustra ao perceber que a “presa” era apenas um tronco boiando na água.
Depois de soltar um esturro — rugido forte — contra o tronco, o animal dá algumas patadas no objeto. A ideia era ter certeza de que não havia alguma presa disponível ali. Ao perceber que não teria sucesso na caçada, o felino vai para a outra margem do rio e some na vegetação.
O lar das onças-pintadas
O guia turístico flagrou o animal no Parque Estadual Encontro das Águas. O local contempla o maior número de onças-pintadas e tem uma extensão de 108 mil hectares.
Ali os turistas podem andar de barco pelo bioma, ao mesmo tempo em que podem acompanhar as onças-pintadas, fotografá-las e filmá-las.
Os guias turísticos explicam que o período mais adequado para encontrar os animais é entre julho e setembro, quando começa a época de seca.
É nesse período que os animais procuram água com maior frequência. Por consequência, ficam mais expostos às margens dos rios. Assim, é possível vê-los de uma distância relativamente segura.
Como é o Parque Estadual Encontro das Águas
Sites especializados informam que o parque, criado em 2004, tem o objetivo de garantir a proteção dos recursos naturais e a movimentação das espécies da fauna nativa.
O intuito é preservar amostras significativas dos ecossistemas naturais existentes. Além disso, o parque tem o objetivo de proporcionar oportunidades para visitas públicas e para o desenvolvimento de pesquisas científicas.